Apesar de já ter Controladoria, Prefeitura de Maringá estuda criar compliance
Divulgação/PMM

2019

Apesar de já ter Controladoria, Prefeitura de Maringá estuda criar compliance

Cidade por Victor Simião em 12/12/2018 - 06:58

A proposta é desenvolver uma nova secretaria para atuar com fiscalização interna em 2019. O objetivo é dar maior transparência a ação da prefeitura e evitar possíveis fraudes.

A Prefeitura de Maringá quer criar uma secretaria de compliance em 2019. O objetivo é dar maior transparência as ações do executivo municipal e evitar fraudes por meio de fiscalização interna. Na prática, o município já tem a Controladoria Geral do Município, mas a atual gestão da Prefeitura avalia que essa pasta serve para os trabalhos internos e não externos.

Compliance é um termo inglês que significa conformidade. Empresas privadas desenvolvem um setor com esse nome para avaliar contratos e ações, principalmente junto ao poder público.

A Prefeitura de Maringá já tem algumas ações que podem ser utilizadas para acompanhamento de trabalhos, como o portal da transparência, mas o prefeito Ulisses Maia diz que a compliance será para deixar as informações ainda mais claras e evitar possíveis fraudes. Três secretários trabalham para desenvolver a ideia.

A Prefeitura de Maringá não estimou o número de gastos com a possível pasta e nem o número de servidores que devem atuar nela. Não há especificação de gastos para a área no projeto de lei orçamentária para 2019.

Já a Controladoria Geral do Município terá orçamento de 700 mil reais para o ano que vem.

Questionado pela CBN sobre uma data específica para o projeto ser feito, o Prefeito de Maringá diz esperar em 2019 a compliance funcione.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade