Amusep quer ajuda de pesquisadores para dinamizar agricultura
Luciana Peña/CBN Maringá

UEM

Amusep quer ajuda de pesquisadores para dinamizar agricultura

Paraná por Luciana Peña em 16/04/2019 - 11:47

Boa parte dos 30 municípios da região dependem da agricultura. Com assessoria da UEM será mais fácil produzir e fixar o homem no campo.

O forte da economia em Munhoz de Melo são as granjas avícolas. Em 2005 eram três no máximo, hoje são 90. Juntas elas geraram em 2015, 500 mil reais em ICMs. O secretário de agricultura Gilmar Silva diz que a atividade representa 70% do PiB do município.

Mas é preciso diversificar. O risco da monocultura ameaça as pequenas cidades. A resposta para este desafio pode estar nas pesquisas desenvolvidas pela Universidade Estadual de Maringá. Uma parceria entre a Amusep e a UEM vai permitir a transferência de técnicas e pesquisas para melhorar a produção agrícola nos 30 municípios da região. O reitor Julio Damasceno participou nesta terça-feira de uma reunião com o prefeitos e secretários de agricultura de cidades da Amusep para definir uma agenda de trabalho. O que não falta na UEM são pesquisas feitas sob medida para o arenito caiuá, solo típico aqui do noroeste do estado.

O próximo passo é criar uma agenda de trabalho

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade