Alunos autistas enfrentam maior desafio de aprendizagem na pandemia
Foto: Ilustrativa/Pixabay

2 de abril

Alunos autistas enfrentam maior desafio de aprendizagem na pandemia

Educação por Luciana Peña em 03/04/2021 - 10:19

A mudança na rotina pode ser um fator desestabilizador no processo de ensino. E muitos estudantes foram obrigados a mudar a rotina por mais de uma vez na pandemia. Nessa sexta-feira, 2 de abril, foi comemorado o Dia Internacional de Conscientização do Autismo.

O número de crianças autistas tem aumentando. Uma das explicações é que os pais estão buscando ajuda especializada e os casos estão sendo identificados mais cedo. Começa a partir daí o acompanhamento essencial para o desenvolvimento cognitivo da criança.

Abril é um mês de reflexão. 2 de abril é o Dia Internacional de Conscientização do Autismo e a pandemia trouxe desafios.

Um deles é em relação ao aprendizado. A mudança de rotina a que estudantes com autismo foram obrigados a vivenciar causou desconforto a uma boa parte das crianças e adolescentes autistas.

É o que explica a pedagoga e psicopedagoga Wânia Burmester, mestre em psicologia da educação. {ouça o áudio acima}

Os pais e professores de estudantes autistas devem manter um entrosamento muito próximo durante a pandemia para reproduzir no ambiente doméstico as ferramentas de aprendizado presentes nas escolas. [ouça o áudio acima]

Há dicas interessantes para os professores que estão acompanhando um estudante com autismo de forma remota. Além, é claro, da elaboração de um PEI, Plano Educacional Individualizado. [ouça o áudio acima]

Os especialistas concordam que uma educação de qualidade e inclusiva é o que vai determinar o futuro de uma criança autista.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade