Alex Canziani e Rubens Bueno têm convites para candidaturas ao Senado

O Assunto é Política

Alex Canziani e Rubens Bueno têm convites para candidaturas ao Senado

Por Diniz Neto em 29/03/2018 - 09:50

Quadro de pré-candidaturas vai se definindo. 

TEMPO. Faltam 192 dias para 7 de outubro. 6 meses e 4 dias. Faltam 9 dias para o fim do prazo de filiações e desincompatibilizações para pré-candidatos às eleições deste ano.

CURITIBA, 324 ANOS.

Curitiba estava muito agitada, ontem, com a presença de Bolsonaro e Lula.

Fundada em 29 de março de 1693, a capital do Paraná completa hoje 324 anos.

Ontem o prefeito de Curitiba, Rafael Grega, e a vice-governadora, Cida Borghetti, inauguraram o ligeirão, no trajeto do terminal Santa Cândida até a estação-tubo Bento Viana.

A ideia do projeto é desafogar a lotação da linha Santa Cândida/Capão Raso com menos tempo de trajeto, com isso estimulando mais gente a utilizar o transporte coletivo.

AMUSEP FAZ 46 ANOS.

A primeira reunião da Amusep aconteceu no dia 29 de março de 1972.

O momento era extremamente complicado. A cultura do café, que era a alavanca da economia regional enfrentava os primeiros grandes problemas. Pessoas começavam a deixar o campo e as cidades da região, em um dos grandes ciclos de êxodo rural da história do país, o mais significativo da história do Paraná.

O objetivo da Amusep sempre foi a união da força de todos os municípios da região para as pautas políticas e de interesse de todos. Só mais recentemente a associação se tornou uma prestadora de serviços técnicos aos municípios, com uma equipe formada por engenheiros e arquitetos, que faz projetos. Esta equipe auxilia de forma direta à maioria dos municípios, reduzindo custos e reduzindo tempo.

A verdade é que os pequenos municípios precisam destas estruturas cooperativas para solucionar a maioria dos seus problemas.

Prova disto é o sucesso do Cisamusep, o Consórcio Intermunicipal de Saúde, que multiplicou por três ou quatro a capacidade de atendimento dos municípios em especialidades médicas.

A ressaltar que hoje o Cisamusep está em uma nova sede, muito bem planejada, e em condições de aumentar ainda mais em volume e qualidade o atendimento de saúde nas especialidades médicas para a região.

A importância de Maringá para a associação de municípios é enorme. Maringá é o terceiro maior município do Paraná, tem força política, expressão, representatividade. Pode ajudar e ajuda muitos os pequenos municípios, quando se soma eles para as suas demandas junto ao governo do Estado e à União.

As parcerias da associação com a Emater e o Sebrae sempre deram muitos resultados.

Muitos recursos que chegaram aos municípios ao longo destes anos foram conseguidos nas pautas municipalistas.

Mas o mais importante foram os projetos de desenvolvimento, que levaram a muitos municípios alternativas de desenvolvimento local muito bem-sucedidas.

O primeiro presidente da Amusep foi Adriano Valente, prefeito de Maringá, em 1972.

O segundo presidente, em 1973, foi Silvio Magalhães Barros, prefeito de Maringá.

Em 1974 o primeiro presidente da região, Ercílio Kreling, de Nova Esperança.

Em 1977, João Paulino presidiu a associação.

POSSE.

O governador Beto Richa passa o cargo para Cida Borghetti em solenidade marcada para o dia 6 de abril, às 11 horas, no Palácio Iguaçu.

O governador não deixará o governo sozinho.

Nove integrantes do primeiro escalão do Estado acompanham o governador Beto Richa no próximo dia 6 de abril e se afastam dos cargos para disputar as eleições de outubro. São eles: Valdir Rossoni (Casa Civil),

Michele Caputo Neto (Saúde),

Norberto Ortigara (Agricultura),

João Carlos Gomes (Ciência, Tecnologia e Ensino Superior),

José Richa Filho (Infraestrutura e Logística),

Artagão Junior (Justiça, Trabalho e Direitos Humanos),

Douglas Fabrício (Esporte e Turismo),

Mounir Chaowiche (Sanepar)

e Marcos Traad (Detran).

Rossoni (PSDB) volta a Câmara dos Deputados e vai para reeleição. A suplência até agora é ocupada por Reinhold Stephanes (PSD).

Na Assembleia voltam para reeleição os deputados Artagão Junior (PSB) e Douglas Fabrício Fabrício (PPS) no lugar de Stephanes Junior (PSB) e Cristina Silvestri (PPS), respectivamente.

Michele Caputo (PSDB), Marcos Traad (PSDB) e João Carlos Gomes vão buscar uma vaga na Assembleia Legislativa.

José Richa Filho (PSDB) e Mounir Chaowiche (PSDB) serão candidatos a deputado federal.

Norberto Ortigara (PSDB) pode mudar de partido, ocupar a vice-candidatura na chapa de Ratinho Junior (PSD) ou entra na disputa para deputado federal.

FILIAÇÕES E CANDIDATURAS.

O prazo vai terminando. No sábado dia 7 de abril, fecha a porta.

Os partidos trabalham para montar as suas chapas em todos os níveis.

Nas chapas majoritárias, para o governo, há mais definições, um quadro mais previsível, também sujeito ao tempo – de abril a 5 de agosto.

Para o Senado a definição de Beto Richa foi muito importante. Ele convidou o deputado federal Alex Canziani para ser candidato ao Senado junto com ele, na mesma chapa.
Em 2018 serão dois candidatos ao Senado.

Se imagina que o senador Roberto Requião seja candidato à reeleição.

Osmar Dias convidou o deputado federal Rubens Bueno, do PPS, para ser Senador na sua chapa majoritária.

Ratinho Junior convidou a deputada federal Christiane Yared, do PR, para ser candidata ao Senado.

O presidente do PV, Francisco Caetano Martin, esteve em Maringá, ontem.

Esteve reunido com João Batista Beltrame, o Joba, nome importante e tradicional do PV – Joba foi candidato a prefeito de Maringá pelo PV – e Ederlei Alkamim.

À tarde, ele se reuniu com Ederlei e o vice-prefeito Edson Scabora. Há convite para filiação de um nome importante para ser candidato a deputado federal. Filiação com cara de surpresa. Temos que aguardar a semana que vem.

MANIFESTAÇÕES.

O Movimento Brasil Limpo fez uma ação de mobilização ontem, na Feira do Produtor. Uma invasão de camisas amarelas, na feira.

A manifestação do Movimento Brasil Limpo está marcada para este sábado, dia 31 de março, às 14 horas, na praça da Catedral.

Outra manifestação, do movimento Vem pra Rua, está marcada para o dia 3 de abril, terça-feira, às 18 horas, em frente a Justiça Federal, em Maringá, na esquina da Duque de Caxias com XV de Novembro.

A ACIM entrou com força na campanha para repensar o país. Estão sendo colados outdoors e distribuídos materiais. Uma das frases é: “STF, agora é a sua vez. Confiança na justiça.”

A campanha também está sendo apoiada pela FACIAP e levada a todo o estado do Paraná.

CHUVAS E FALTA DE ÁGUA.

As chuvas também causaram problemas na captação de água da Sanepar, em Maringá. Foi necessário reduzir a captação e o tratamento.

As ações da Sanepar, em razão da turbidez, reduziram o abastecimento em vários bairros de Maringá. No final da madrugada de ontem o sistema já operava com 100% da capacidade.

CRUZAMENTOS NA BR, EM SARANDI.

Foi por muito pouco: O DER chegou a determinar o fechamento dos cruzamentos da BR-376, em Sarandi. Primeiros para as 9 horas, depois para as 14 horas de ontem.

Vereadores de Sarandi e o prefeito Walter Volpato foram para Curitiba, tentando manter os cruzamentos da avenida Rio de Janeiro e rua Inglaterra abertos.

Mais uma vez o apoio da vice-governadora Cida Borghetti foi decisivo para manter os cruzamentos. O acordo conseguido foi o de manter os cruzamentos abertos e realizar uma grande audiência pública, no dia 11 de abril, com um debate sobre a situação.

Na verdade, a origem do problema foi o projeto do viaduto principal, em que avenida Londrina transpõe a BR-376. Como não se previu que era impossível apenas um cruzamento interligando os bairros de Sarandi?

Se existe um problema de segurança com os cruzamentos, a falta de opções de mobilidade é um drama ainda maior para a população de Sarandi.

A solução será a construção de trincheiras nos cruzamentos e isto já deveria estar sendo providenciado. O exemplo é a rodovia em Paiçandu, que tem diversas transposições.

ENSINO SUPERIOR.

O Ministério da Educação (MEC) autorizou o funcionamento de cinco cursos nos campi da Unicesumar em Curitiba, Londrina e Ponta Grossa, no Paraná. Os novos cursos serão ofertados no próximo vestibular da instituição, no dia 10 de junho.

O curso de pós-graduação em Controle da Dor e Medicina Paliativa da Uningá está com inscrições abertas para a nova turma. Início das aulas em junho.

MUNICÍPIOS.

VAN PARA A APAE. Hoje, às 11 horas, o deputado federal Edmar Arruda entrega uma van para a APAE de Barboza Ferraz. Um equipamento que vai beneficiar muito pais e alunos da APAE.

SARANDI. Fernando Santana protocolou ontem à tarde, na Câmara Municipal de Sarando o quanto pedido de abertura de Comissão Processante contra o prefeito Walter Volpato.

LEI ORGÂNICA. O pedido se fundamenta na Lei Orgânica de Sarandi que veda ao prefeito acumular direção de empresa privada. Na denúncia são nomeadas duas empresas que continuariam a ser administradas pelo prefeito.

ALERTA. É esperado para este final de semana prolongado de Páscoa o maior movimento no ano nas rodovias administradas pela concessionária Viapar, nas regiões Norte, Noroeste e Oeste do Paraná.

Quer fazer contato com o jornalista Diniz Neto, encaminhar uma sugestão? Envie e-mail para oassuntoepolitica@cbnmaringa.com.br ou mande uma mensagem para o WhatsApp da CBN Maringá. O número é (44) 99877 9550

Player Ouça o boletim

Notícias da mesma editoria