Alerta Ferrugem começa em propriedades do Paraná
Foto: IDR-Paraná

Agricultura

Alerta Ferrugem começa em propriedades do Paraná

Paraná por Letícia Tristão em 17/10/2023 - 16:47

A rede de monitoramento propõe a antecipação da doença nas lavouras para aplicação de fungicidas. Este ano, o fenômeno climático El Niño pode antecipar o aparecimento da ferrugem da soja.

Este é o oitavo ano em que o Alerta Ferrugem vai funcionar como mapa de monitoramento da doença nas lavouras do estado.

A ferrugem-asiática pode acabar com uma lavoura de soja. O principal dano é a desfolha precoce, o que impede a formação dos grãos e consequentemente reduz a produtividade.

O Alerta Ferrugem é uma rede de monitoramento encabeçada por vários órgãos e instituições do estado. Em torno de 200 propriedades no Paraná participam da rede.

O coordenador estadual do projeto Grãos Sustentáveis do IDR-Paraná Edivan José Possamai explica como a técnica é utilizada. Segundo ele, são instalados coletores de esporos nas propriedades rurais. [ouça o áudio acima]

Em anos anteriores, o Alerta Ferrugem ajudou a reduzir em mais de 30 % o número de aplicações de fungicidas em plantios. Esse é o intuito da rede. [ouça o áudio acima]

Este ano, a ferrugem-asiática da soja pode chegar mais cedo nas lavouras do Paraná. Segundo o IDR, por dois fatores: o inverno ameno deste ano, sem geadas fortes, que beneficiou o desenvolvimento da soja guaxa - plantas que nascem espontaneamente; e o clima, o El Niño aumenta a ocorrência de chuvas e umidade, condição ideal para o desenvolvimento da doença.

O Alerta Ferrugem divulga todas as semanas as orientações técnicas amparadas em informações dos coletores e condições meteorológicas. Os dados estão no site do IDR-Paraná.

Com informações da AEN

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade