Além de economizar com a geração de energia solar, produtor pode faturar com a venda do excedente
CBN Rural

CBN Rural

Além de economizar com a geração de energia solar, produtor pode faturar com a venda do excedente

CBN Rural por Rogério Recco em 08/08/2025 - 15:40

Levantamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) aponta que o ano passado foi de superação para o setor solar fotovoltaico no Brasil, com crescimento de 30% sobre o ano anterior. Essa tecnologia atraiu cerca de R$ 55 bilhões em novos investimentos no período, somando as grandes usinas e os sistemas de geração própria em telhados, fachadas e pequenos terrenos. Desde 2012, o setor solar fotovoltaico trouxe ao Brasil nada menos que R$ 240 bilhões em investimentos totais, gerando 1 milhão e meio de postos de trabalho no país.

O produtor que investe em uma estrutura de energia solar para atender seu aviário ou irrigação, além de economizar, pode faturar com a comercialização do excedente para a própria Canal Verde, cooperativa de energias renováveis sediada em Maringá, tendo uma outra fonte de renda mensal. E qualquer pessoa, mesmo não tendo ligação com o meio rural, pode se associar à cooperativa e ter um desconto de pelo menos 15% na tarifa de energia elétrica.

A Canal Verde, inclusive, firmou parceria com a Cocamar para que os cooperados desta cooperativa possam instalar o seu sistema de energia solar na propriedade, pagando com a produção de soja. O CBN Rural conversou com o Juliano Polsaque, presidente da Canal Verde.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade