Advogado de guardas municipais diz que equipe apenas cumpriu ordem
Advogado que defende os guardas diz que não houve abuso de autoridade... | Foto: Arquivo/CBN Maringá

Comerciante rendido

Advogado de guardas municipais diz que equipe apenas cumpriu ordem

Segurança por Luciana Peña em 13/04/2020 - 08:43

Na semana passada, um comerciante desmaiou após ser rendido numa abordagem  de fiscalização, em Maringá. Uma sindicância interna foi aberta para apurar a conduta dos agentes. Advogado que defende os guardas diz que não houve abuso de autoridade e que os guardas se sentem abandonados pelo comandante maior da tropa, que é o prefeito.


Ouça a reportagem completa:

Na terça-feira passada, o dono de um lava-jato em Maringá foi rendido por guardas municipais na frente da empresa dele. 

Vídeos que circularam pelas redes sociais mostram vários guardas tentando algemar o comerciante, que acaba desmaiando.

No dia seguinte, o comerciante disse à CBN que foi acusado pelos fiscais da prefeitura de descumprir o decreto de isolamento social. Adriano Rosa alegou que não estava trabalhando.[ouça no áudio acima]

Em nota oficial, o prefeito lamentou o ocorrido, disse que não tolera violência e que uma sindicância interna iria apurar a ação dos agentes.

Em um áudio que teria vazado na internet, o prefeito determina ao secretário de Segurança que a Guarda Municipal seja recolhida. 

A CBN tentou por mais de uma vez falar com o secretário de Segurança de Maringá para ouvir a versão dos guardas envolvidos no episódio.

Mas não conseguimos. A prefeitura informou que só iria se pronunciar por meio de nota.

Agora um advogado contratado pelos guardas municipais vem a público para dar voz aos agentes.

Fausto Mocchi explica o que aconteceu naquele dia na versão dos guardas que estavam lá.

O advogado diz que a manobra aplicada ao comerciante, que numa das imagens aparece com a face avermelhada, como se estivesse sufocando, é um procedimento padrão, aprendido na academia e utilizado para imobilizações.[ouça no áudio acima]

Segundo o advogado, os agentes estão sendo ameaçados nas redes sociais.

Os guardas avaliam que foram “abandonados” pelo prefeito que teria dado mais crédito à versão do comerciante. [ouça no áudio acima]

O comerciante foi indiciado pelos crimes de desacato, resistência, dano ao patrimônio público e infringir determinação do poder público. 

A CBN está tentando contato com a prefeitura para comentar o assunto.

Atualização[13/04 às 9h30]: Contatada, a Prefeitura de Maringá informa que um procedimento administrativo foi instaurado. Durante sindicância, os envolvidos terão ampla oportunidade de esclarecer os fatos.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade