Aberto prazo de consulta pública ao Plano de Manejo do Parque do Ingá
Imagem Ilustrativa | Foto: Arquivo/PMM

Maringá

Aberto prazo de consulta pública ao Plano de Manejo do Parque do Ingá

Meio Ambiente por Luciana Peña em 22/12/2020 - 06:46

Qualquer cidadão pode ler o documento e apresentar sugestões, que depois serão avaliadas. Um dos principais problemas de conservação do parque é o lago que está secando por falta de áreas permeáveis no entorno da reserva.

A imagem do lago do Parque do Ingá com áreas completamente secas neste ano de 2020 surpreendeu.

O Parque estava fechado para a visitação pública, mas a reportagem do Portal GMC Online conseguiu registrar a cena que viralizou.

O problema é grave e crônico. O lago vem secando principalmente por causa da urbanização acelerada no entorno da reserva e pelo número cada vez maior de poços artesianos abertos na região.

O enfrentamento a este problema está previsto no Plano de Manejo do Parque do Ingá, um documento que é revisado a cada cinco anos e é uma obrigação legal do gestor.

O atual documento está em fase de consulta pública. Qualquer cidadão pode opinar. O professor da UEM, Jorge Vilalobos, vai sugerir mudanças no estudo de impacto de vizinhança para obter informação também sobre os efeitos das construções no entorno do parque. [ouça no áudio acima]

Todas as sugestões apresentadas serão avaliadas pela equipe de pesquisadores que elaboraram o plano e pela Secretaria de Meio Ambiente, explica o biólogo da Sema, Rogério Lima. [ouça no áudio acima]

Entre as propostas de manejo, há indicações de intervenções que podem ajudar a solucionar a falta de água no lago do Parque do Ingá, mas o trabalho é bastante complexo. [ouça no áudio acima]

O Plano de Manejo do Parque do Ingá estará aberto para consulta pública até o dia 29 de janeiro. O plano de manejo tem 415 páginas e pode ser acessado no site da Prefeitura de Maringá.