A terceira legislatura da Câmara Municipal - História das Eleições

Podcast

A terceira legislatura da Câmara Municipal - História das Eleições

Podcast por Luciana Peña em 02/10/2020 - 12:19

O História das Eleições é apresentado pelo professor e historiador Reginaldo Dias.

Ouça o 10º episódio:


Olá, pessoal, vamos analisar como ocorreu a formação de Câmara de Vereadores nas eleições municipais de 1960.

O vereador campeão de votos, foi o jovem Carlos Alberto Borges. Ele ganhou projeção como líder estudantil, como presidente da União Maringaense dos Estudantes Secundaristas, a UMES.


Presidiram a Câmara nessa legislatura os médicos: Ricardo Plepis e Jorge Sato e o advogado Mario Clapier Urbinatti.


Até esse momento, não havia vice-prefeito no município. O cargo foi introduzido, no início de 1964, por força de uma emenda constitucional. Em fevereiro de 1964, a Câmara Municipal elegeu um de seus membros para o cargo de vice-prefeito, o vereador Mário Clapier Urbinatti. Foi um mandato curto, concluído junto com o mandato do chefe do Executivo, o prefeito João Paulino Vieira Filho. Em outubro de 1964, houve eleições para prefeito e vice.


Mário Clapier Urbinatti, o primeiro vice-prefeito de Maringá, era um advogado experiente, fundador e primeiro presidente da Associação dos Advogados, precursora da OAB, e havia presidido a Câmara durante dois anos.


Em 1960, foi eleito para a Câmara Municipal o vereador Kazumi Taguchi, que ainda hoje é um dos recordistas no número de mandatos e no tempo de exercício da vereança. Ao todo, Kazumi Taguchi exerceu sete mandatos consecutivos e foi vereador durante 32 anos, de 1960 a 1992.


Cinco dos quinze vereadores eleitos em 1960 já exerciam mandato na legislatura anterior. Eis os nomes dos primeiros vereadores reeleitos da história do município: Alceu Hauare, Jorge Sato, Ulisses Bruder, Bonifácio Martins e Luiz Moreira de Carvalho.


Dos cinco reeleitos, dois disputariam cargos executivos no final do mandato. Jorge Sato seria candidato a vice-prefeito e Luiz Moreira de Carvalho seria eleito prefeito em 1964.


Entre os suplentes que exerceram temporariamente o mandato de vereador estava Silvio Barros, que iniciava, assim, a trajetória ascendente que seria coroada com a eleição a prefeito em 1972.


Embora a bancada fosse exclusivamente masculina, já se constata a participação das mulheres na disputa das cadeiras. Na eleição de 1960, a candidata Maria José de Almeida Lucena atingiu 233 votos e ficou como suplente da bancada do PSD. Com mais 23 votos, ela conquistaria a titularidade de uma cadeira. Por pouco a Câmara de Vereadores de Maringá, em sua terceira legislatura, não contou com uma mulher em sua formação. Mesmo assim, Maria José de Almeida Lucena fez história ao abrir o caminho para a eleição de vereadoras logo depois.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade