60 Ipês roxos são derrubados sem autorização em Tapira, diz IAT
Foto: IAT

Desmatamento

60 Ipês roxos são derrubados sem autorização em Tapira, diz IAT

Meio Ambiente por Letícia Tristão em 16/03/2023 - 10:00

O ipê é uma espécie com risco de extinção. De acordo com o IAT, o proprietário foi autuado e a madeira foi retida para ser doada posteriormente. 

Foi durante uma fiscalização do IAT, em Tapira, na região de Umuarama. Segundo o órgão ambiental, em um terreno na área rural, os fiscais constataram a derrubada de 60 árvores de ipê roxo sem autorização.

O ipê entrou para a lista de árvores com risco de extinção em 2002.De acordo com o IAT, a madeira foi retida e deve ser doada. A área foi embargada e o proprietário foi autuado em R$ 30 mil. Foi o que explicou o chefe do escritório regional do IAT em Umuarama, Luís Carlos Borges Cardoso. Segundo o IAT, o proprietário é reincidente. [ouça o áudio acima]

De acordo com levantamento, no ano passado, foram emitidos 3.411 autos de infração por danos à flora em todo o Paraná, com R$ 94,8 milhões em multas. Denúncias de desmatamento ou possíveis crimes ambientais podem ser feitas pelo telefone 181.

Com informações da AEN

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade