24 mulheres morreram de câncer de mama no primeiro semestre do ano em Maringá
Imagem Ilustrativa/Pixabay/Domínio Público

Outubro Rosa

24 mulheres morreram de câncer de mama no primeiro semestre do ano em Maringá

Saúde por Luciana Peña em 01/10/2018 - 11:46

Outubro é o mês de conscientização e de cuidar da saúde. Para marcar o Outubro Rosa, a Secretaria de Saúde programou uma série de atividades. Na rede municipal, o exame de mamografia é liberado rapidamente, sem fila de espera.

O câncer de mama, se descoberto no início, tem mais chances de cura. Por isso a prevenção é tão importante. E o mês de outubro marca o período do ano em que profissionais da saúde reforçam o alerta. É o outubro rosa.

Mês de cuidar da saúde. No primeiro semestre deste ano 24 mulheres morreram de câncer de mama em Maringá. A maioria tinha entre 60 e 69 anos.  

No mesmo período do ano passado foram 22 mortes. Os exames de diagnóstico e prevenção devem ser feitos uma vez ao ano. No caso de prevenção recomenda-se a mamografia a partir dos 50 anos, diz Lucineia da Silva Lucas, enfermeira e coordenadora da Saúde da Mulher.

Na rede Municipal não há espera por mamografia. Aliás a oferta de exames é maior do que a procura. No primeiro semestre foram realizados 9 mil e 700 exames de mamografia.

Durante o mês estão programadas várias atividades de prevenção do câncer de mama e também do câncer do colo de útero.

A programação começa na tarde desta segunda-feira, na UBS da Vila Morangueira.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade