233 adolescentes cumprem medidas socioeducativas em Maringá
Imagem Ilustrativa/Foto: Arquivo/Agência Senado

Simase

233 adolescentes cumprem medidas socioeducativas em Maringá

Segurança por Luciana Peña em 02/12/2020 - 13:48

Esta semana os vereadores aprovaram a regulamentação do Simase - Sistema Municipal de Atendimento Socioeducativo, a versão local do Sinase, Sistema Nacional,  e uma espécie de SUS no atendimento a adolescentes em conflito com a lei. O sistema vai integrar as ações que são realizadas para garantir aos jovens um futuro dentro da lei.

Os adolescentes em conflito com a lei em Maringá são atendidos pela Sasc, Secretaria de Assistência Social. Em breve, a tarefa ficará a cargo do Simase- Sistema Municipal de Atendimento Socioeducativo. A regulamentação do serviço foi aprovada na Câmara Municipal esta semana.

A lei, de autoria do Executivo, estabelece como irá funcionar o Simase, um órgão que perpassará várias secretarias municipais.

O secretário de Assistência Social de Maringá, Ailton Morelli, explica que o município tem a tarefa de atender o adolescente em vários momentos, desde a infração mais leve, para a qual cabe apenas advertência, até a liberdade assistida e prestação de serviço comunitário.

Quando a infração é mais grave e a medida socioeducativa correspondente é a privação de liberdade, ou seja, internação no Cense, Centro de Socioeducação, o adolescente fica sob responsabilidade do Estado.

Dos casos sob responsabilidade do Município, são atualmente 233 adolescentes. E há exemplos inspiradores como o do adolescente que depois de um problema na escola se tornou contador de histórias numa biblioteca pública. [ouça no áudio acima]

O projeto do Simase foi aprovado em duas discussões no Legislativo.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade