13 milhões de passagens do transporte coletivo de Maringá foram gratuitas
Arquivo/PMM

Em 2017

13 milhões de passagens do transporte coletivo de Maringá foram gratuitas

Cidade por Victor Simião em 10/09/2018 - 16:51

Isso equivale a 42% do total registrado no ano passado na cidade. Os custos ficam para usuário e para a Prefeitura.

 A CBN entrou em contato com o diretor da TCCC, Roberto Jacomelli, mas ele não atendeu às ligações. 

Segundo a Prefeitura de Maringá, em 2017, 32 milhões de passagens foram registradas no transporte público municipal. Desse total, 13 milhões foram gratuitas, ou seja, para estudantes, idosos e pessoas com deficiência. O valor equivale a 42% do total de usuários no ano passado, o que incide sobre a tarifa. É que a prefeitura repassa, mensalmente, em torno de 600 mil reais para o subsídio do transporte público. O restante fica para o usuário do transporte coletivo, ou seja, impacta no preço da passagem. 
 
Atualmente, a Prefeitura de Maringá faz o repasse de verba à empresa de transporte coletivo Cidade Canção mediante apresentação de gastos. Na avaliação do secretário Gilberto Purpur, a melhor opção seria outra, a Prefeitura pagaria por quilometro rodado dos ônibus e cuidaria da bilhetagem. Mas, de acordo com Purpur, é difícil de fazer porque exige uma estrutura grande.

O contrato entre a TCCC e o poder público está sendo analisado em uma CPI na Câmara de Maringá. A passagem atualmente custa R$ 3,90 no cartão e R$ 4,50 no dinheiro.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade