102 servidores serão investigados em sindicância da Prefeitura de Maringá
PMM

A partir deste mês

102 servidores serão investigados em sindicância da Prefeitura de Maringá

Cidade por Victor Simião em 23/08/2018 - 19:00

O motivo são as horas-extras que eles fizeram entre o final de 2017 e o começo de 2018.  

A Prefeitura de Maringá vai abrir sindicância para investigar os 102 servidores que mais fazem horas extras. A lista leva em conta o período de novembro de 2017 a abril de 2018. Todos eles fizeram mais de 100 horas extras. Teve servidor que fez 177 horas extras por mês, em média. É como se a pessoa trabalhasse o dobro do que trabalha por mês. A investigação interna começa neste mês por meio de uma comissão específica.

Segundo o secretário de Recursos Humanos, César França, na sindicância o servidor vai ter de explicar os motivos das horas extras. Se houver justificativa, a sindicância será arquivada. Caso contrário, um processo será aberto, podendo o servidor ter de ressarcir os cofres públicos.

Não há prazo para o término da sindicância. As áreas com maior número de servidores são saúde e serviços públicos.
Os trabalhos para reduzir as horas extras começaram em janeiro deste ano. Ao longo do ano foram pagos 13 milhões e 300 mil reais em horas extras. No mesmo período de janeiro a agosto de 2017, foram 11,3 milhões, um aumento de 17%.

O corte de despesas de horas-extras é uma medida do município para cortar gastos e reduzir o custo com o pessoal, que ficou em 49% no primeiro quadrimestre.
Entre outras medidas, a Prefeitura criou o banco de horas, que começa a funcionar em outubro. Por meio dele, a secretaria de Recursos Humanos quer saber previamente quem vai fazer hora extra e o motivo.

O limite máximo de horas extras mensais fixado pelo decreto é de 30 horas. Mais do que isso deve haver comunicação ao RH. O servidor poderá tirar dias de folga ou receber a quantia em hora extra, mas tudo isso tem de passar pelo Recursos Humanos.

A Prefeitura também criou neste ano uma lei de diárias para servidores para tentar reduzir os gastos com horas extras.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade