Você sabe qual é a função do Ministério Público?
Ministério Publico do Paraná - Foto: Wagner Araújo/Divulgação TCE-PR

Fiscalização

Você sabe qual é a função do Ministério Público?

Paraná por Victor Ramalho em 01/07/2022 - 17:11

O órgão já existe no Brasil há vários anos, mas ganhou poderes independentes após a Constituição Cidadã de 1988. Ná prática, o Ministério Público é a entidade que fiscaliza os outros poderes. E sua atuação é muito importante para a sociedade.

No século XVIII, o filósofo francês Montesquieu foi um dos precursores mais famosos da Teoria dos Três Poderes. A tripartição, defendida pelo teórico, era uma forma de impedir a concentração do poder de uma nação nas mãos de uma só pessoa.

Três séculos depois, a teoria de Montesquieu serviu de base para a divisão dos poderes em diversas nações ao redor do mundo, incluindo o Brasil, onde temos os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. No entanto, o mesmo filósofo também defendia a existência de um outro poder, o fiscalizador, que seria o responsável por garantir o funcionamento dos outros três.

E também no Brasil, esse órgão existe. Na prática, não é um considerado um 'poder' propriamente dito, mas fiscaliza as demais esferas: trata-se do Ministério Público. A instituição, que ganhou independência após a Constituição Cidadã de 1988, funciona como uma fiscal da sociedade, usando sua atividade para garantir o pleno funcionamento de todas as esferas do poder, como explica o Promotor de Justiça e presidente da Associação Paranaense do Ministério Público, André Tiago Pasternak. [ouça no áudio acima]

O MP é um espaço aberto para a população fazer denúncias e pedir ajuda quando encontra irregularidades em órgãos públicos. E para isso, a independência do órgão é fundamental. [ouça no áudio acima].

Em Maringá, o Ministério Público fica localizado na rua Arthur Thomas, Nº 575. Mais informações podem ser obtidas também pelo site, em mppr.mp.br.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade