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Vivemos a indústria do engano
O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 25/08/2023 - 08:00
Quem não enganou e não foi enganado que atire a primeira pedra
Você já foi enganado? Quem não foi. Tem alguns que acreditam que não. Pelo menos nunca souberam. Aí resta saber se ser enganado é o fato em si ou ter ciência dele ou dela, da traição. Tem quem viva uma vida inteira sem saber que é enganado e vive bem.
A enganação faz parte da história humana há um bom tempo. Algumas enganações se transformaram em acontecimentos decisivos para o futuro da humanidade. Na Primeira e Segunda Guerras Mundiais a fatos de enganação que foram vitais para as estratégias dos lados em combate
Contudo, iludir e ser iludido faz parte da vida cotidiana. É uma constante. Comum nas relações que são estabelecidas na atualidade. Há inclusive quem acredite na própria mentira.
Pior para quem engana e tem que viver uma vida inteira enganando.
Porém, é diferente daquele que desconfia da enganação, sabe que está sendo enganado, mas não quer perder o que o enganador lhe oferece. Este, desta forma, vive o engano por livre e espontânea vontade. Está na mesma condição do enganador, cumplice da enganação. Dá até para perguntar: “Quem está enganando quem?”
Posso passar uma vida inteira mentindo? Sim e no fundo tem muitos de nós que passam um tempo considerável de sua existência vivendo o que não se é. Nisso, nesta condição, não há novidade nenhuma. A mentira vira o sentido da própria vida.
Pessoas que mentem são doentes? De certa forma, se ter no hábito de mentir uma constante, há uma patologia nisso. Na atualidade, mentir tem se tornado um hábito mais comum do que se imagina.
Mentir é “quase regra” no ambiente digital
Um dos exemplos do mar da mentira que estamos construindo está nas redes sociais. Veja quanta gente mente. Quantos perfis nas redes sociais não se sustentam se você desejar comprovação, querer conhecer em “carne e osso” aquele que se apresenta no ambiente virtual.
Muito da mentira que se prega no mundo virtual está ligado a condição de ser o que se deseja e se ter dificuldade de encarar o que se é. Não se aceitar é condição comum para pessoas que podem escolher as inúmeras formas de fuga da realidade que o mundo contemporâneo oferece.
No fundo, temos que considerar, que se vende personagens o tempo todo e a toda a hora. O que não falta é a apresentação de falsos conceitos que podem ser comprados ou associados a marcas e produtos. Vamos considerar que a “mentira vende”.
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