Vítimas e vilões
Imagem ilustrativa/Pixabay/domínio público

Opinião

Vítimas e vilões

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 03/02/2020 - 08:27

Há uma distância aparentemente tênue entre quem sofre preconceito, violência, discriminação e aqueles que desejam os benefícios da perseguição. 

Não há dúvidas de que um grande número de pessoas vivem em condições de risco. A violência é uma preocupação e na sociedade as vítimas não são poucas. Segundo dados do Atlas da Violência, ligados ao Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 27,5 mil pessoas foram assassinadas em 2019, de janeiro a agosto. Isto porque ocorreu uma queda de 22% em relação a 2018.

Dados do Anuário de Segurança Pública 2019 mostra que a violência contra a mulher aumentou 4%. As vítimas em média tinham 35 anos e a maioria, pouco mais de 70%, apenas o ensino fundamental. As mulheres com ensino superior são apenas 7%. A qualificação salva. A grande maioria das mulheres desta estatística são mães. Os filhos presenciam a violência.

Contudo, as mortes não podem ser em vão. Elas devem ser evitadas. O que preocupa é a forma imediatista e particularizada que tratamos a violência. Há que se investigar os casos e encontrar culpados, julgá-los, puni-los. O que não se pode é fazer da violência apenas uma condição pontual, buscar explicação exclusivamente na intenção e não combater o ambiente onde a violência se propaga.

Muitos dos que clamam por justiça são cúmplices dos valores que perpetuam a violência. Falam em paz e vivem alimentando a guerra com suas práticas cotidianas de naturalização da submissão da mulher. Bons pais de família tem discursos machistas e homofóbicos. Recriminam e discriminam o papel da mulher e do homem na sociedade. 

Se realmente queremos combater a violência contra a mulher, temos uma missão. Talvez a mais árdua de todas, mudar nossos conceitos e comportamento. Não contribuir mais para uma agressão que condenamos e que de forma mesquinha consideramos e nos fazemos de vítima quando na prática somos vilões. 

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade