Vítimas do acidente envolvendo trem e ônibus da Apae são veladas em Jandaia do Sul
Maria Vitória e Kimberly. Foto: Reprodução

Comoção

Vítimas do acidente envolvendo trem e ônibus da Apae são veladas em Jandaia do Sul

Paraná por Letícia Tristão em 10/03/2023 - 09:19

Vinte e sete pessoas ficaram feridas no acidente, duas alunas da Apae morreram no local. A Polícia Civil abriu inquérito para apurar as causas do acidente.

Maria Vitória Gomes Ferreira, de 10 anos, e Kimberly Caroline Ribeiro Pimenta, de 15 anos, eram primas e eram alunas da Apae. Elas estavam no ônibus que fazia o transporte dos alunos da Apae e foi atingido por um trem nessa quinta-feira (9). As duas meninas morreram no local do acidente. O velório delas está ocorrendo nesta sexta-feira (10), no auditório municipal de Jandaia do Sul.

O prefeito da cidade, Lauro Junior, diz que o município está fazendo acompanhamento para dar suporte às famílias das vítimas. [ouça o áudio acima]

29 pessoas estavam no ônibus, além do motorista, três monitoras e 25 crianças. As vítimas feridas foram encaminhadas a vários hospitais de cidades da região. Uma vítima, inclusive, para Maringá. Foram mobilizadas equipes de resgates de várias cidades. Houve mobilização da população para doação de sangue no hemocentro de Apucarana. Segundo o prefeito de Jandaia do Sul, o estado de saúde das vítimas está sendo monitorado e algumas já teriam tido alta. [ouça o áudio acima]

Jandaia do Sul e o Governo do Paraná decretaram luto oficial de três dias.

Uma câmera flagrou o momento exato do acidente. Nas imagens é possível ver que há placa de sinalização lateral e também sinalização na via pedindo a parada do veículo que vai cruzar a linha férrea. Um carro branco, do outro lado do trilho, para instantes antes do trem passar. O ônibus, no entanto, avança sem reduzir a velocidade. Momento em que é atingido em cheio pelo trem. O ônibus é arrastado por cerca de 30 metros até a locomotiva conseguir parar.

A concessionária emitiu uma nota lamentando o acidente e disse que o “maquinista acionou a buzina para alertar sobre a travessia do trem de acordo com as regras de segurança, bem como acionou os freios de emergência quando foi surpreendido pela travessia do veículo”.

A Polícia Civil abriu inquérito para investigar as causas do acidente. O motorista do ônibus deixou o local e se apresentou na delegacia horas depois com advogado. Ele foi ouvido e liberado, em depoimento, ele teria dito que não ouviu a buzina do trem. O motorista é servidor da prefeitura de Jandaia do Sul e desde agosto fazia o transporte das crianças da Apae. Segundo a polícia, ele deve responder por homicídio culposo e lesões corporais culposas. A reportagem não conseguiu contato com a defesa dele.

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade