Vereadores questionam decreto municipal sem consulta ao Legislativo
foto: Luciana Peña/CBN Maringá

Coronavírus

Vereadores questionam decreto municipal sem consulta ao Legislativo

Política por Luciana Peña em 19/03/2020 - 14:41

O questionamento foi feito na sessão da Câmara desta quinta-feira (19) quando vereadores receberam o secretário de Saúde Jair Biatto. O secretário explicou a necessidade de conter a pandemia.
 

 

O momento é grave. Não é necessário pânico, mas o isolamento social é a medida mais eficaz para conter o coronavírus. Foi o que disse o secretário de Saúde Jair Biatto durante a sessão da Câmara Municipal nesta quinta-feira. 

Ele foi convidado pelos vereadores para explicar o decreto municipal que fecha o comércio, os restaurantes, os bares e impõe outras restrições por 30 dias.

Os vereadores puderam fazer perguntas. E todos começaram a falar lamentando o fato do Executivo não ter consultado o Legislativo ao decidir por uma medida tão drástica. 

Os vereadores pareceram se convencer da necessidade da medida, mas disseram que só se saberá se foi eficaz com o tempo.

O vereador Sidnei Telles disse que o prefeito tem autonomia para baixar um decreto como esse sem consultar o Legislativo.

O vereador Odair Fogueteiro deixou claro que o prefeito assumiu a responsabilidade pela determinação, que pode quebrar muitas empresas. Ele disse que tem comerciante que não vai fechar a loja.

Maringá tem 23 casos notificados de coronavírus. Oito foram descartados, 14 suspeitos estão em investigação e um caso foi confirmado. Um vereador perguntou se é verdade que já há uma morte na cidade. Informação que circulou em redes sociais e chegou até o parlamentar. O secretário Jair Biatto negou.

E sobre a paciente que está com a doença, o secretário disse que ela continua internada, mas o quadro de saúde é estável.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade