Vereadores aprovam IPTU progressivo, mas não com o texto enviado pelo Executivo
Imagem Ilustrativa | Foto: Arquivo/CMM

Legislativo

Vereadores aprovam IPTU progressivo, mas não com o texto enviado pelo Executivo

Política por Luciana Peña em 25/11/2021 - 13:21

Um substitutivo foi aprovado no lugar da mensagem de lei enviada à Câmara Municipal de Maringá. O IPTU progressivo força a ocupação de vazios urbanos, mas é preciso saber que imóvel é especulativo e qual não é, dizem parlamentares. 

A lei do IPTU Progressivo foi criada no início da década de 2010. A proposta era punir os vazios urbanos a partir de 10 mil metros quadrados com a cobrança de um imposto cada vez maior.

Com o tempo, o dono do imóvel se sentiria obrigado a construir e desta forma a terra cumpriria a função social prevista na Constituição Federal.

Mas a lei acabou sendo questionada na Justiça por donos de áreas acima de 10 mil metros quadrados, mas que não eram vazios urbanos, como chácaras, por exemplo.

O IPTU Progressivo foi suspenso até que houvesse uma avaliação e identificação dos vazios urbanos.

Em 2018, sem ainda uma avaliação dos vazios urbanos, os vereadores aprovaram uma lei definindo que o IPTU Progressivo voltaria a ser cobrado para áreas acima de 24 mil metros quadrados.

Todo ano a lei precisa ser votada e aprovada novamente, como o IPTU geral.

O Executivo enviou o projeto para 2022 à Câmara, mas os vereadores não concordaram com o texto e acabaram aprovando um substitutivo.

Um dos autores do substitutivo, o vereador Sidnei Telles, explica que a Prefeitura queria cobrar IPTU Progressivo de terrenos acima de 10 mil metros quadrados, como era lá no início.

O substitutivo manteve os 24 mil metros quadrados, porque, segundo Telles, ainda não se sabe quem é especulador e quem não é. [ouça o áudio acima]

O IPTU Progressivo, com o texto dos vereadores, foi aprovado em terceira discussão em sessão extraordinária.

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade