Veja atualização das obras da Praça da Catedral em Maringá
Foto: Ricardo Lopes/PMM

Eixo Monumental

Veja atualização das obras da Praça da Catedral em Maringá

Cidade por Portal GMC Online em 31/01/2025 - 09:53

Equipe da Secretaria de Obras Públicas, acompanhada pelo prefeito Silvio Barros, realizou visita técnica nas obras do Eixo Monumental na Praça da Catedral nessa quinta-feira (30). As obras estão na reta final e, neste momento, há necessidade de conclusão do paisagismo. Dessa forma, a entrega das obras no local foi postergada para que o gramado esteja em condições de uso pela população, como já é de rotina dos maringaenses.

“Gostaríamos de já anunciar a entrega das obras, mas durante a visita constatamos que o gramado ainda não está em condições de receber a população e o que a população quer é aproveitar o gramado”, afirmou o prefeito Silvio Barros. O gramado precisa de tempo para fixar e enraizar e, além disso, a empresa contratada informou que teve problemas com o fornecimento de um tipo de grama, que vem de Santa Catarina. 

“Para a gente abrir o espaço com canteiros cercados, sem que as pessoas possam pisar na grama, vai gerar uma frustração maior do que alegria”, disse o prefeito Silvio Barros. Ele também destacou que o parque infantil necessita do paisagismo completo para que possa ser usado com segurança pelas crianças. 

Durante a visita na Praça da Catedral, o prefeito e a equipe da Secretaria de Obras Públicas avaliaram o assentamento do piso, as instalações dos quiosques, o parque infantil, a preparação da fonte interativa e os sistemas de drenagem de água. O projeto é formado por amplas áreas de paisagismo que requerem período de maturação. “Precisamos fazer nova adubação e reposição com plantios de novas mudas, além de esperar algumas plantas enraizarem. A estimativa é de, pelo menos, 45 dias para finalizar”, afirmou o secretário de Obras Públicas, Artur Tunes. 

Foto: Ricardo Lopes/PMM
Foto: Ricardo Lopes/PMM

As equipes também identificaram outros aspectos que precisam ser melhorados na Praça da Catedral. Pelo projeto, os food trucks passarão a utilizar o bolsão interno. No entanto, no contrato não há previsão de instalação hidráulica e elétrica para o funcionamento dos foods trucks, que necessitam dessa estrutura. “Vão ser necessárias adaptações para que eles possam ter ali no local o acesso a esses serviços e tenham condição de trabalhar. Em relação aos quiosques que foram feitos, a licitação de concessão de uso também não foi realizada. São situações que identificamos e que precisam ser melhoradas para que a população aproveite de fato esse espaço tão importante para a cidade”, disse o prefeito Silvio Barros. 

Também foi verificado pela equipe a falta de um sistema de irrigação, considerando que a Praça da Catedral tem grandes áreas verdes. Para irrigar todo o paisagismo, um caminhão precisa subir no calçamento, que não sustentará o peso do veículo. “Estamos focados em fazer com que o projeto seja funcional e, dessa forma, talvez tenhamos que colocar ali um sistema de irrigação”, disse. 

Foto: Ricardo Lopes/PMM
Foto: Ricardo Lopes/PMM

O prefeito Silvio Barros também destacou a importância de ouvir a população sobre as adaptações que foram realizadas na Praça da Catedral. “Quando entregarmos o espaço para uso da comunidade, vamos ouvir a população sobre as intervenções que foram feitas, considerando que muitos espaços que antes eram só gramado agora se transformaram em paisagismo e calçamento. Precisamos entender se é isso mesmo que a comunidade deseja”, disse.

Com informações da Prefeitura de Maringá.

Acesse GMC Online


 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade