Por enquanto, vacina contra a Covid-19 não é obrigatória para matrícula escolar
Foto: Freepik

Prevenção

Por enquanto, vacina contra a Covid-19 não é obrigatória para matrícula escolar

Saúde por Luciana Peña em 04/11/2023 - 10:57

Apenas as vacinas que fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação e Programa Nacional de Imunização são exigidas na matrícula escolar. Mas a partir de 2024, o Ministério da Saúde vai incluir o imunizante no calendário para crianças de seis meses a menores de cinco anos. 

O período de matrículas escolares começou e neste momento surge uma dúvida bastante comum: a escola pode exigir a carteira de vacinação dos alunos para efetivar a matrícula?

Elisabete Lima tem dois filhos gêmeos de três anos. Todas as vacinas previstas no calendário do Ministério da Saúde para a idade dos gêmeos estão em dia. Mas Elisabete ainda não vacinou os filhos contra a Covid-19. [ouça o áudio] 

O Ministério Público, que tem um programa voltado a tirar dúvidas da população sobre os mais diferentes temas, o MP responde, disponível no site da instituição, tratou sobre o assunto.

A promotora de Justiça Juliana Vassallo Costa explicou que a escola pode sim exigir a carteira de vacinação, mas não pode deixar de efetivar a matrícula.

Os pais terão prazo de 30 dias para apresentar o documento ou aplicar as vacinas que faltam.
Depois deste prazo, os pais podem ser responsabilizados.[ouça o áudio]

E por lei, os pais são sim obrigados a levar os filhos para vacinar. A menos que haja contraindicação médica. [ouça o áudio]

A Secretaria de Saúde de Maringá informou que a vacina contra a Covid-19, por ser um imunizante de campanha, assim como o da gripe, “não entra no atestado de vacina”. No entanto, a Saúde reforça a importância da vacinação para crianças e adolescentes.

Segundo o Ministério da Saúde, a vacina contra a Covid-19 será incluída no Calendário Nacional de Vacinação das Crianças de seis meses a menores de cinco anos em 2024. A inclusão passou por avaliação da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização da Covid-19 (CTAI).

Os municípios terão que aguardar as orientações do Ministério da Saúde sobre a inclusão no atestado de vacina das crianças

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade