Usina Santa Terezinha proporciona projeto para 1.600 alunos
Foto: Divulgação

Semeando o Verde

Usina Santa Terezinha proporciona projeto para 1.600 alunos

Assessoria por Redação em 09/04/2025 - 17:52

São 33 escolas de 17 municípios do Paraná e Mato Grosso do Sul participantes de variadas atividades educativas, como Concurso Cultural.

Neste primeiro semestre, a Usina Santa Terezinha levará o projeto de educação socioambiental: Semeando o Verde, para 1.600 alunos da rede municipal de educação do Paraná e Mato Grosso do Sul.

As crianças do 4º Ano do Ensino Fundamental de 33 escolas de 17 municípios dos dois estados participarão de palestra educativa, concurso cultural, premiação e recebimento de mudas de árvores nativas e frutíferas.

O projeto é realizado há 14 anos e para esta edição o gênero do concurso cultural será a Poesia, com a temática ‘Cana-de-açúcar: a matéria-prima do alimento, energia e combustível limpos e renováveis’. “A proposta desta edição do projeto é evidenciar os produtos da Usina Santa Terezinha, ressaltando as cadeias produtivas sustentáveis. Além disso, o etanol e energia elétrica produzida a partir do bagaço da cana são produtos considerados verdes, isto é, renováveis”, explica a Gerente Jurídica e Comunicação & Sustentabilidade, Larissa Meneguetti.

Além dos alunos, o projeto contempla cerca de 250 educadores com o Workshop: Escrita Criativa, com uma profissional especializada e que fará a formação em oito localidades dos estados no formato presencial.

“Teremos 33 premiações! Cada escola será contemplada com a premiação dos dois melhores alunos e de dois professores orientadores. É uma oportunidade de unir temas socioambientais e reforçar a grade curricular dos alunos por meio da ludicidade e premiações com itens que serão utilizados em sala de aula. E o principal, manter vínculos com comunidades vizinhas às unidades produtivas da empresa”, ressalta Larissa.

As 33 escolas participantes receberão SmarTVs e placas de agradecimento; 66 alunos premiados receberão medalhas, bicicletas e jogos; e 66 professores orientadores premiados receberão tablets. Além disso, todos os alunos participantes serão contemplados com camisetas e bottons personalizados; e todos os professores orientadores participantes serão contemplados com camisetas, garrafas térmicas e pins personalizados. 100% dos participantes receberão também certificados de participação do projeto e mudas de árvores nativas ou frutíferas.

Semeando o Verde na Usina Santa Terezinha

O objetivo do Semeando o Verde é contribuir com a formação de uma sociedade ambientalmente correta e responsável pela preservação da biodiversidade e comprometida com o futuro da nova geração.

O projeto é elaborado de acordo com indicadores de Sustentabilidade da Usina Santa Terezinha, como Princípios do Pacto Global, ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e Normas GRI (Global Reporting Initiative).

Desde a 1ª edição do projeto, o Semeando o Verde conta com a parceria do IAT – Instituto Água e Terra e IDR – Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – IAPAR-EMATER.

Sobre a Usina Santa Terezinha

A Usina de Açúcar Santa Terezinha Ltda. foi fundada em 1964 e é uma empresa brasileira de capital fechado com negócios no setor sucroenergético, presente no Paraná e Mato Grosso do Sul. A história da companhia iniciou no município de Maringá (PR), onde está instalada a primeira Unidade Produtiva, a sede corporativa e o terminal logístico da Empresa. Hoje, a empresa conta com sete unidades produtivas, localizadas em Maringá, Paranacity, Terra Rica, Rondon, Cidade Gaúcha, Ivaté e Tapejara produzindo e comercializando açúcar VHP, etanol (anidro e hidratado) e bioeletricidade, além de uma biofábrica de mudas pré-brotadas em São Tomé e um terminal rodoferroviário de fertilizantes em Paranaguá.

A Usina Santa Terezinha tem em seu quadro mais de 8 mil pessoas distribuídas em 35 municípios dos dois estados, mantendo-se assim como uma das maiores empresas do segmento de açúcar e etanol da região Sul do Brasil, com operações agroindustriais alinhadas aos indicadores de Sustentabilidade.

Desde 2011, a empresa é signatária, de forma voluntária, do Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas), firmando-se compromissos com a Agenda 2030 da ONU e que podem ser consultados em seus Relatórios de Sustentabilidade publicados desde 2012. São mais de 10 anos de evolução em sua jornada ESG e que pode ser acompanhada, de forma pública, no site da empresa pelos seus stakeholders.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade