Universidade emite nota contrária à mudança na gestão do HU
Foto: Ingrid Petroski

UEM

Universidade emite nota contrária à mudança na gestão do HU

Educação por Geovan Petry em 06/12/2022 - 14:34

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) divulgou uma nota em que se mostra contrária ao projeto que altera a gestão dos Hospitais Universitários e que tramita na Assembleia Legislativa do Paraná. Hoje, ao fim da tarde, os estudantes devem fazer uma manifestação em frente ao HU de Maringá.

A notícia de que o Projeto de Lei 552/2022 que altera a gestão dos Hospitais Universitários das universidades estaduais do Oeste do Paraná, de Londrina (UEL), de Maringá (UEM) e de Ponta Grossa (UEPG), gerou uma série de reações, inclusive, da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp).

Diante da informação de que o PL estaria sendo encaminhado em regime de urgência para a votação dos deputados, uma reunião foi realizada entre o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, o superintendente geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) do Paraná, Aldo Bona, e representantes das universidades estaduais. A reclamação é que o texto foi elaborado sem a participação das universidades.

De acordo com o secretário Beto Preto “o PL garante a autonomia das universidades, o compromisso de financiamento público dos HUs e a não interferência no funcionamento das inúmeras atividades didático-pedagógicas primordiais para a qualidade da assistência e a contínua formação de profissionais da saúde.”

A reitoria e a direção do HU da UEM também se manifestaram, através de nota, em que se mostraram contrários à proposta de alteração do modelo de gestão dos hospitais universitários, apresentada pelo governo do Paraná à Assembleia Legislativa. “Os HUs, como hospitais de ensino, possuem características e especificidades que os diferem dos demais. A missão deles abrange a garantia da indissociabilidade do ensino, pesquisa, extensão e prestação de serviços de saúde e, sendo assim, a proposta de instituir a administração fundacional no âmbito dos HUs do Paraná requer a ampla participação das instituições na sua formulação, uma vez que impactará significativamente nos processos administrativos, assistenciais e acadêmicos hoje instituídos.”

O reitor da Universidade Estadual de Maringá, Leandro Vanalli, deve se manifestar à imprensa nos próximos dias. Os estudantes organizam uma manifestação às 18h desta terça-feira (6) em frente ao Hospital Universitário. Nos bastidores, a notícia é de que existe a possibilidade de que o PL seja retirado da pauta e as universidades chamadas para fazer parte das discussões desta proposta.

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade