UEM tem estrutura para armazenar vacinas da Pfizer, diz secretário
Foto: Divulgação/ASC-UEM

Vacinação

UEM tem estrutura para armazenar vacinas da Pfizer, diz secretário

Saúde por Letícia Tristão em 30/04/2021 - 14:25

Diferentemente das outras vacinas em uso no país, os imunizantes da Pfizer precisam ficar armazenados em ultracongeladores. Segundo o secretário de Saúde, a UEM tem equipamentos que podem manter as doses na temperatura correta.

O Brasil recebeu o primeiro lote das vacinas da Pfizer, nessa quinta-feira (29). Um milhão de doses. A vacina norte-americana da farmacêutica Pfizer é produzida em parceria com a com a empresa de biotecnologia alemã BioNtech. A remessa deve chegar ao Paraná entre esta sexta-feira (30) e sábado (1º).

A logística de armazenamento dessa vacina é diferente das outras que o Ministério da Saúde tem distribuído, CoronaVac e Astrazeneca.

A vacina Pfizer precisa ficar armazenada a uma temperatura -70°C, o que demanda freezers específicos, de ultrabaixa temperatura. Por isso, nesse primeiro momento, a orientação do Ministério da Saúde é que as vacinas se concentrem nas capitais.

Mas o secretário municipal de Saúde, Marcelo Puzzi, disse em entrevista à repórter Luciana Peña que a Universidade Estadual de Maringá (UEM) tem condições de fazer o armazenamento correto dessa vacina e que o município já pleiteou com o estado para que Maringá também vacine com a Pfizer. [ouça o áudio acima]

Segundo o Governo do Estado, o Paraná tem sete freezers com essa capacidade disponíveis, que podem armazenar as vacinas por até seis meses. Esses congeladores são da rede Hemepar, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná. Ainda segundo o estado, outros dois congeladores com capacidade de armazenamento a -20°C também já estão disponíveis, onde as doses podem ficar por até duas semanas.

Para completar o esquema de vacinação com o imunizante da Pfizer, também são necessárias duas doses. O intervalo é de 21 dias. O Ministério da Saúde tem um contrato de compra de 100 milhões de doses da Pfizer.

Com a colaboração de Luciana Peña

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade