UEM, IDR e Amusep lançam projeto conjunto para o desenvolvimento regional
Foto: Victor Ramalho/CBN Maringá

Inovação

UEM, IDR e Amusep lançam projeto conjunto para o desenvolvimento regional

Expoingá 2022 por Victor Ramalho em 13/05/2022 - 14:46

A Unidade Mista de Desenvolvimento Territorial (UMDT) foi lançada nesta sexta-feira (13), em um seminário na Expoingá. Na prática, as instituições irão se unir para fazer um "raio-x" dos diferentes setores produtivos da região.

Identificar potenciais produtivos, analisar e suprir carências. Estes são alguns dos objetivos da Unidade Mista de Desenvolvimento Territorial (UMDT), lançada nesta sexta-feira (13) durante um seminário dentro da Expoingá.

O projeto é uma iniciativa que une a Universidade Estadual de Maringá (UEM), a Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep) e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), visando fazer um "raio-x" de toda a região noroeste, pensando no desenvolvimento econômico e territorial.

Na prática, cada órgão terá uma função específica. O papel da Amusep, por exemplo, será o de ser o braço político da iniciativa, como explica o presidente da entidade, Fernando Brambilla. [ouça no áudio acima]

Em um primeiro momento, a proposta do projeto é buscar soluções para o desenvolvimento do agronegócio. Com o passar do tempo, outros setores também serão contemplados. O papel da UEM será auxiliar na pesquisa de campo, identificando carências nas atividades produtivas e elaborando uma metodologia de desenvolvimento territorial, diz o reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Júlio Damasceno. [ouça no áudio acima]

O projeto é pioneiro no Paraná, e também terá como foco o aprimoramento tecnológico da região.