Maringá tem mais de seis mil casos confirmados de dengue.
Duas pessoas morreram por causa da doença neste ciclo epidemiológico.
Para otimizar o fluxo de atendimentos, a Secretaria de Saúde definiu que a Unidade Básica de Saúde (UBS) da Zona 7 será exclusiva para casos de dengue.
Na próxima quinta-feira (28) e na sexta-feira (29), a UBS estará fechada para a readequação e na segunda-feira (1º) reabre às 7h para atendimento exclusivo de pacientes adultos com sintomas leves de dengue.
Os pacientes podem procurar diretamente a UBS da Zona 7, não precisam ir a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
A mudança é provisória e a UBS da Zona 7 vai funcionar das 7h às 19h. Depois desse horário e aos fins de semana, os pacientes com sintomas leves da doença podem procurar uma UPA.
As crianças continuarão sendo atendidas no Pronto Atendimento da Criança Zona Norte ou na ala de pediatria da UPA Zona Sul.
O secretário de Saúde Clovis Melo explica que neste estágio da epidemia e com o avanço de outras doenças de sintomas semelhantes, a UBS Zona 7 se torna uma unidade sentinela. [ouça o áudio]
Mas o que é sintoma leve de dengue e sinais de alarme ou agravamento da doença? A médica infectologista Ana Gurgel explica as diferenças.[ouça o áudio]
Os moradores da região da UBS Zona 7 serão atendidos para vacinas, consultas agendadas e outros procedimentos na UBS Morangueira ou na UBS Tuiuti, que funcionam das 7 às 19h.
A UBS Zona 7 fica na Rua Bernardino de Campos, 119.
Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 3220 4048