Trilhos da morte
CBN Maringá

Opinião

Trilhos da morte

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 10/03/2023 - 09:47

Lamentável o que aconteceu com as crianças da Apae em Jandaia do Sul. Um ônibus que levava os estudantes para casa, ao todo 22 crianças, foi atingido por um trem. Infelizmente, duas delas faleceram e duas ficaram feridas.

Algumas ironias, o pai de uma das crianças mortas andava pelo local e viu o corpo da filha.

Podemos fazer o apelo emocional e chorarmos muito diante do fato. Podemos. Mas, temos que considerar que a tragédia deve sempre nos remeter ao motivador dos fatos e não a superficialidade dos acontecimentos.

A rede ferroviária brasileira está sucateada. Reflita comigo a ironia. As locomotivas e trens brasileiros são antiquados, a velocidade média de uma composição é de 40 a 70 km/hora. Lento, o que fez com que o acidente não fosse pior. A limitação salvou de uma desgraça.

A falta de sinalização pode ter ajudado, o convívio marcado pelo hábito e não pela sinalização também contribui.

Porém, o sistema ferroviário brasileiro ainda corta cidades, tem uma malha antiga, e não faz parte da preocupação do cotidiano. Os trens poderiam melhorar a nossa vida, mas convivemos com eles a distância. Quando ele nos atravessa é sempre em forma de tragédia, muitas vezes anunciada.  

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade