TRE orienta sobre justificativa de ausência no primeiro turno das eleições
Imagem ilustrativa/ Arquivo / Agência Brasil

Eleições 2020

TRE orienta sobre justificativa de ausência no primeiro turno das eleições

Eleições 2020 por Luciana Peña em 18/11/2020 - 08:35

O prazo é de até 60 dias após a votação. É preciso anexar um comprovante, que pode ser o print da tela do e-Título, que apresentou problema no domingo (15), ou até mesmo uma declaração do próprio eleitor.

Terminado o primeiro turno das eleições municipais é hora de justificar a ausência no caso dos eleitores que não puderam comparecer às urnas.

No domingo, havia filas para justificar a ausência em muito colégios eleitorais. A justificativa de papel, que o TSE pretendia aposentar, foi utilizada porque o aplicativo e-Título não funcionou.

O eleitor tem prazo de 60 dias após a votação para justificar. A justificativa pode ser feita no próprio e-Título ou no site do TSE.

Em Maringá, cerca de 83 mil eleitores não compareceram às urnas. A abstenção foi de pouco mais de 30% de acordo com dados do TRE.

O presidente do TRE, Tito Campos de Paula, explicou como deve ser o procedimento agora para a justificativa do voto. [ouça no áudio acima]

E o TRE emitiu uma nota técnica explicando em detalhes o porquê do atraso de duas horas e meia na apuração dos votos.

Segundo a nota, o atraso foi em função da centralização no TSE, Tribunal Superior Eleitoral.

A medida foi adotada pela primeira vez por recomendação da Polícia Federal que concluiu ser mais seguro para o sistema.

Segundo a PF, “mudar a arquitetura de servidores para estarem fisicamente localizados no próprio TSE melhora[ria] consideravelmente a segurança operacional deste sistema”. A lentidão do sistema ocorreu porque o TSE não teve tempo hábil para testar a contento o plano de execução.

E faltou tempo para os testes por causa da pandemia de coronavírus. Mas para o segundo turno o TSE entende que não haverá falha no plano de execução, porque o sistema estará preparado para processar grande quantidade de dados de forma rápida.

 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade