TRE orienta sobre justificativa de ausência no primeiro turno das eleições
Imagem ilustrativa/ Arquivo / Agência Brasil

Eleições 2020

TRE orienta sobre justificativa de ausência no primeiro turno das eleições

Eleições 2020 por Luciana Peña em 18/11/2020 - 08:35

O prazo é de até 60 dias após a votação. É preciso anexar um comprovante, que pode ser o print da tela do e-Título, que apresentou problema no domingo (15), ou até mesmo uma declaração do próprio eleitor.

Terminado o primeiro turno das eleições municipais é hora de justificar a ausência no caso dos eleitores que não puderam comparecer às urnas.

No domingo, havia filas para justificar a ausência em muito colégios eleitorais. A justificativa de papel, que o TSE pretendia aposentar, foi utilizada porque o aplicativo e-Título não funcionou.

O eleitor tem prazo de 60 dias após a votação para justificar. A justificativa pode ser feita no próprio e-Título ou no site do TSE.

Em Maringá, cerca de 83 mil eleitores não compareceram às urnas. A abstenção foi de pouco mais de 30% de acordo com dados do TRE.

O presidente do TRE, Tito Campos de Paula, explicou como deve ser o procedimento agora para a justificativa do voto. [ouça no áudio acima]

E o TRE emitiu uma nota técnica explicando em detalhes o porquê do atraso de duas horas e meia na apuração dos votos.

Segundo a nota, o atraso foi em função da centralização no TSE, Tribunal Superior Eleitoral.

A medida foi adotada pela primeira vez por recomendação da Polícia Federal que concluiu ser mais seguro para o sistema.

Segundo a PF, “mudar a arquitetura de servidores para estarem fisicamente localizados no próprio TSE melhora[ria] consideravelmente a segurança operacional deste sistema”. A lentidão do sistema ocorreu porque o TSE não teve tempo hábil para testar a contento o plano de execução.

E faltou tempo para os testes por causa da pandemia de coronavírus. Mas para o segundo turno o TSE entende que não haverá falha no plano de execução, porque o sistema estará preparado para processar grande quantidade de dados de forma rápida.

 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550