Todos pelo Tecpar em Maringá
Acompanhe O Assunto é política com Diniz Neto, de segunda a sexta, às 09h40 e às 14h20

O Assunto é Política

Todos pelo Tecpar em Maringá

O Assunto é Política por Diniz Neto em 14/08/2019 - 10:46

14 de agosto, quarta-feira.

Dia do Cardiologista.

A escolha desta data para celebrar o Dia do Cardiologista foi feita pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, com o objetivo de reforçar a importância do trabalho deste profissional, além de alertar a população sobre os cuidados que devem ter com a saúde do coração. Oficialmente, o Dia do Cardiologista é celebrado desde 2007 no Brasil.

 

Assuntos na coluna de hoje: 
- TECPAR
- FIM DA GREVE DA UEM
- VEREADOR VISITA O CONTORNO SUL
- ELEIÇÃO NA FIEP
- COMISSÃO DE DIREITO ELEITORAL DA OAB MARINGÁ

 

TECPAR
Ontem entrou, em regime de urgência na sessão da Câmara, projeto de lei sobre a unidade do Tecpar prevista para o Parque Tecnológico da Cidade Industrial. 
O projeto estabelece prazos para o início e término das obras. O objetivo é manter as doações dos terrenos, uma vez que os prazos estão vencendo.
Conversei agora pela manhã com o presidente do Codem, José Roberto Mattos. Há uma mobilização da sociedade organizada e de representantes eleitos para garantir os recursos para a construção da Unidade do Tecpar em Maringá. Isso passo por alguns ajustes na legislação, como é o caso de Maringá, e também de convênios com o governo federal, no caso o Ministério da Saúde.
Não tenho dúvidas de que assunto é central para os projetos de desenvolvimento de Maringá. Temos repetido aqui que quando essa obra começar, outras em redor também começarão e estará iniciada a implantação da nova Cidade Industrial de Maringá, uma das prioridades claras para a economia de Maringá para as próximas décadas, ao lado do permanente fortalecimento dos polos de educação, serviços e comércio.
A mobilização em torno da unidade do Tecpar na nova Cidade Industrial é urgente e prioritária para Maringá.

FIM DA GREVE DA UEM
A assembleia geral dos servidores da UEM decidiu ontem terminar a greve.
Foram 48 dias de paralisação.
Os grevistas não gostaram da proposta, parcelada, mas consideram que aconteceram avanços.
As aulas devem ser retomadas na semana que vem.

VEREADOR VISITA O CONTORNO SUL
O vereador Dr. Jamal (PSL), visitou o contorno Sul. Ficou impressionado com o que encontrou. Ele também fez um estudo sobre a obra prevista, levantou alguns dados e protocolou um requerimento pedindo mais esclarecimentos sobre os R$ 12.600,000,00 licitados e contratados à empreiteira "Extracon Mineração e Obras", para a reforma do Contorno Sul. 
O vereador quer saber qual o valor que já foi adiantado à empreiteira e por qual motivo a obra está parada, qual a data prevista para reinicio e finalização das obras. 
O vereador lembra que o prazo de execução das obras era de 210 dias e já se passaram 180 dias e não foi feito praticamente nada. 
Para o Dr. Jamal, o Contorno Sul tem que ser prioridade da administração municipal.

ELEIÇÃO NA FIEP
Acontece nessa quarta-feira a eleição para a nova diretoria da Federação das Industrias do Estado do Paraná (FIEP).
Duas chapas buscam o voto dos sindicatos da indústria estabelecidos nas diversas regiões do Paraná: “Foco na indústria Fiep para os sindicatos”, liderada por Carlos Walter Martins Pedro, e “Sindicato Forte, Fiep Maior”, liderada por Eugênio Gizzi.
A CBN Maringá entrevistou os dois candidatos, Carlos Walter, da situação, e Eugênio Gizzi, da oposição.

COMISSÃO DE DIREITO ELEITORAL DA OAB MARINGÁ
Aconteceu pela manhã uma reunião da Comissão de Direito Eleitoral da OAB Maringá, presidida pelo advogado Anderson Alarcon.
Na pauta a realização do 4º Congresso de Direito Eleitoral, que deverá ser realizado no auditório da OAB Maringá, no mês de novembro.
Estarão na programação temas importantes no ano pré-eleitoral, com convidados notáveis no direito eleitoral brasileiro.

(atualização 16/08, às 10h13): A respeito da informação veiculada por Diniz Neto relacionada ao Tecpar, a assessoria do instituto enviou uma nota nessa sexta-feira:

"SOBRE PROJETO DO TECPAR NA ÁREA DA SAÚDE EM MARINGÁ

Em relação à nota "Todos pelo Tecpar em Maringá", veiculada na CBN Maringá, nesta quinta-feira (15), o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) reforça que compartilha do mesmo sentimento da sociedade civil organizada de Maringá.

O instituto informa que o assunto é prioridade da nova gestão da empresa e que novas medidas estão sendo tomadas nesta direção. Um exemplo é que nesta quarta-feira (14) foi realizada uma reunião na Caixa e protocolado um ofício solicitando um prazo de mais 12 meses para avaliação de projetos pela instituição, que financiará o repasse.

O período coincide com a elaboração do Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica (EVTE), solicitado pelo Ministério da Saúde, para readequação do cronograma dos projetos de Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDPs). Gestões serão feitas no Ministério da Saúde."

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade