Temendo o tarifaço de Trump, empresas do PR diminuem produção
CBN Rural

CBN Rural

Temendo o tarifaço de Trump, empresas do PR diminuem produção

CBN Rural por Rogério Recco em 15/07/2025 - 16:08

Passado o impacto inicial do anúncio do tarifaço imposto pelos Estados Unidos aos produtos brasileiros exportados para aquele país, a discussão agora é saber como tratar diplomaticamente este assunto que afeta vários setores da economia brasileira, em especial o agronegócio.

Deixando de lado a questão política, na realidade o tarifaço foi motivado, em grande medida, como retaliação pelo recente encontro dos países integrantes do BRICS, no Rio de Janeiro, com o patrocínio do governo brasileiro e o objetivo de enfraquecer a moeda norte-americana e aproximar cada vez mais esse bloco dos interesses da China, o que provocou a reação de Donald Trump.

O CBN Rural conversou a respeito com Anderson Sartorelli, técnico do Departamento Técnico e Econômico do Sistema Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep). Segundo ele, alguns setores, como o de celulose e madeira no estado, estão programando férias coletivas a seus funcionários, como medida emergencial para reduzir a produção, temendo que a tarifa de 50% realmente comece a valer a partir de 1º de agosto.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade