TCE determina que Prefeitura de Maringá adote medidas para aprimorar licitações
Foto: Ilustrativa/PMM

Planejamento

TCE determina que Prefeitura de Maringá adote medidas para aprimorar licitações

Cidade por Letícia Tristão em 28/07/2022 - 10:36

O TCE emitiu a orientação de cinco medidas que devem ser tomadas para a publicação de futuros editais. A decisão cabe recurso. 

O Tribunal de Contas do Paraná emitiu uma determinação para que a prefeitura de Maringá adote cinco medidas para garantir que os processos licitatórios futuros sejam bem-sucedidos.

A informação foi divulgada pelo TCE no início da semana. Segundo o órgão, o objetivo é que o município obtenha contratações mais favoráveis ao interesse da administração.

Os conselheiros do TCE emitiram a determinação, em abril, após julgarem procedente uma representação de uma empresa interessada em uma licitação na modalidade concorrência que acabou sendo anulada da disputa pela administração. Segundo o TCE, essa licitação era voltada à contratação de serviços de limpeza pública no ano passado e havia sido suspensa por inadequações na redação do edital.

Com isso, o relator do processo conselheiro do TCE Durval Amaral orientou que o município cumpra cinco medidas de aprimoramento: a expedição de determinação para que a prefeitura justifique, nos documentos que fundamentam a disputa, a admissão ou não da participação de consórcios; caracterize adequadamente o objeto licitado; elabore planilha detalhada de todos os custos unitários, publicando-a como anexo do instrumento convocatório; preveja os recursos orçamentários necessários para assegurar o custeio dos serviços contratados pelo período almejado; e fracione o objeto da disputa "em tantas parcelas quantas se comprovarem técnica e economicamente viáveis", conforme preconizado pela Lei de Licitações.

A decisão cabe recurso. A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa do município para comentar o assunto e aguarda um retorno.

 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade