Sobe para 529 o número de casos confirmados de dengue em Maringá
Foto: Divulgação /Fiocruz

Saúde

Sobe para 529 o número de casos confirmados de dengue em Maringá

Saúde por Letícia Tristão em 29/11/2023 - 15:31

É a segunda cidade do Paraná com mais casos da doença, atrás de Londrina. Calor e chuva são favoráveis para a proliferação do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.

Nos últimos sete dias, o Paraná confirmou ao todo mais 431 casos de dengue. Os dados são da Sesa, a Secretaria de Estado da Saúde, que divulga todas as semanas o boletim epidemiológico com o panorama da doença no estado.

Desde o início do período sazonal da dengue no Paraná, 3.522 pessoas tiveram dengue.

Há registros de casos em 208 municípios, o que representa 52,1% do território paranaense. A metade norte do estado é a que tem mais confirmações.

Maringá é a segunda cidade do Paraná com mais casos de dengue, são 529. Londrina tem 601. Depois, com menos das metades dos casos, está Paranaguá (222), Paranavaí (172), Foz do Iguaçu (112) e Santa Izabel do Oeste (93).

No novo boletim da Sesa, não houve registros de mortes no estado. Com isso, a única morte por dengue do atual período, que começou em agosto, foi registrada em Marilena, na regional de Paranavaí.

O secretário municipal de Saúde, Clóvis Melo, já havia dito a CBN que a preocupação atual das autoridades de saúde são os outros tipos de dengue, que podem ser mais graves. [ouça o áudio acima]

Além da dengue, o mosquito Aedes aegypti transmite chikungunya e zika vírus.
O novo boletim da Sesa mostrou que três novos casos de chikungunya foram detectados no estado, chegando a 20 confirmações no atual período. Desse total de casos, 15 são autóctones (quando a doença é contraída no município de residência). Há, ainda, 203 casos em investigação e 287 notificações. Em Maringá, não há confirmações de chikungunya.

Desde o início deste período não houve confirmação de casos de zika no Paraná.

Segundo reforçou o secretário, para combater a dengue, é preciso não deixar água parada. [ouça o áudio acima]

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade