Só 3,7% do conteúdo dos materiais  escolares do país têm fonte científica

CBN Rural

Só 3,7% do conteúdo dos materiais escolares do país têm fonte científica

CBN Rural por Rogério Recco em 20/03/2024 - 16:55

Em entrevista ao CBN Rural, Renata Andretta, que é voluntária do projeto De Olho no Material Escolar, revelou um dado aterrador: apenas 3,7% do conteúdo dos materiais escolares comprados pelo governo brasileiro, e que chegam aos estudantes de todo o país, utilizam fonte científica para embasamento dos textos. Isto significa que 96,3% de tudo o que é escrito pelos conteudistas contratados, pode não representar a realidade dos fatos. Isto explica, por exemplo, porque os materiais falam do agro com uma visão antiga, fora de contexto e até mesmo deturpada. E, em 60% das citações, conforme pesquisa realizada pela FIA/USP que avaliou 80% dos livros, a mensagem é negativa.

Para tentar reverter essa situação, pessoas, empresas e instituições se uniram de forma voluntária no projeto De Olho no Material Escolar, que começou no ano 2020 em Barretos (SP), e têm conseguido sensibilizar as editoras. Ouça a entrevista.

Quer enviar uma sugestão ou pergunta para o CBN Rural? Fazer contato com Rogério Recco? Envie a sua mensagem para o WhatsApp da CBN Maringá. O número é (44) 3220 4048.

Acompanhe CBN Rural de segunda a sexta, às 07h20 e às 15h40.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade