Sarandi tem seis cruzamentos de perímetro urbano com linha férrea. Os locais são perigosos e frequentemente o registro de acidentes são feitos nesses pontos.
A concessionária que opera trens no Sul do país e a Prefeitura de Sarandi instalaram, em parceria, duas passagens em nível sensoriadas em pontos de cruzamento com linha férrea considerados críticos. O objetivo é aumentar a segurança nos locais onde há passagem de trem no perímetro urbano.
Os sistemas estão em fase de teste. É o que explica o secretário de trânsito, David Cruz. [ouça o áudio acima]
Os sistemas estão em funcionamento nos cruzamentos da linha férrea com as ruas América e Atílio Salvalagio.São vários sensores de inteligência artificial que detectam a aproximação dos trens integrados a um semáforo, que no momento está com pisca intermitente amarelo, mas que em breve deve estar funcionando. [ouça o áudio acima]
Os locais selecionados para receber a tecnologia contabilizaram 9 acidentes entre 2019 e 2022. Antes de Sarandi, a Rumo instalou esses testes em passagens em nível nos municípios de Apucarana, Mandaguari, Ponta Grossa, Arapongas, Jandaia do Sul e Curitiba.
Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550