Setor de eventos aposta em maior flexibilização após decreto estadual

6/11/2020 / Atualizado em 25/10/2025 Por Luciana Peña
Setor de eventos aposta em maior flexibilização após decreto estadual

O governo do Estado publicou um decreto esta semana estabelecendo critérios para a realização de eventos em todo o Paraná. Entre outras regras, o decreto libera eventos com público de até 50% da capacidade do local. Para os empresários do setor, o decreto abre caminho para flexibilizar as regras em Maringá, que hoje proíbe eventos com mais de 150 pessoas.

O último decreto municipal em Maringá que tratou sobre a realização de eventos na cidade é o de número 1483 do dia 6 de outubro. E ele autorizou reuniões, celebrações e comemorações para até 150 pessoas.

Esse decreto era até menos restritivo que o decreto estadual que estava em vigor. Por isso, eventos que dependessem de alvarás de órgãos estaduais, como Corpo de Bombeiros, não conseguiriam reunir tanta gente.

Mas esta semana o Estado publicou um novo decreto liberando eventos para até 50% da capacidade do local, ampliando a possibilidade de público.

Agora o decreto municipal está mais restritivo. O setor de eventos acredita que a tendência é a de flexibilização.

O vice-presidente para assuntos de projetos estratégicos do Convention e Visitors Bureau, Michael Tamura, diz que é só questão de tempo para que as cidades se adequem ao decreto estadual. [ouça no áudio acima]

O setor está dialogando com a administração municipal. [ouça no áudio acima]

Entre outras regras previstas no decreto estadual estão o distanciamento físico mínimo de 1,5 metro entre as pessoas, em todas as direções, considerando frequentadores e trabalhadores; um plano de contingência do estabelecimento; e o uso obrigatório de máscara.

A Secretaria de Saúde de Maringá informou que está avaliando o decreto estadual.

 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550