Sessão tumultuada: vereadores retiram de pauta requerimento de Cris Lauer
Foto: Luciana Peña/CBN Maringá

Maringá

Sessão tumultuada: vereadores retiram de pauta requerimento de Cris Lauer

Política por Luciana Peña em 14/09/2021 - 13:01

Servidores públicos acompanharam a sessão desta terça-feira (14) em Maringá, que teve muitos discursos e trocas de farpas. Em pauta, um requerimento sugerindo que o Executivo alterasse a lei de reposição salarial do funcionalismo. Vereadora que diz que assim a reposição estaria garantida em janeiro de 2022 caso o STF revogue a lei agora. 

A reposição salarial de 5,19% aplicada aos salários dos servidores municipais de Maringá este ano está sendo discutida na Justiça. A lei 1.260, que concede a reposição, foi aprovada em abril deste ano.

Mas uma ação popular questiona a legalidade da lei municipal porque estaria em desacordo com lei federal 173, da pandemia. Lei que proíbe reajuste ao funcionalismo como contrapartida aos recursos federais enviados aos municípios.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), em decisão monocrática, considerou, analisando uma petição da Prefeitura de Paranavaí, que mesmo a reposição da inflação é ilegal.

Segundo o Legislativo local, uma decisão de primeira instância, da Vara da Fazenda Pública de Maringá, no último dia 9, considerou que, apesar do entendimento do ministro Alexandre de Moraes, a reposição salarial em Maringá foi legal.

Mas a vereadora Cris Lauer diz que, acreditando que a lei municipal fosse revogada mais cedo ou mais tarde, decidiu sugerir ao Executivo que em vez de revogar alterasse o texto para que a reposição valesse a partir de 1º de janeiro de 2022, quando a Lei da Pandemia teria perdido efeito.[ouça o áudio acima]

Mas não foi isso que os outros vereadores e os servidores entenderam.

Para eles a ideia seria revogar a lei da reposição.

Teve troca de farpas e bate-boca, com auditório ocupado por servidores, que levaram faixas e cartazes.

O vereador Sidnei Telles explicou por que o requerimento da vereadora Cris Lauer foi tão mal recebido. [ouça o áudio acima]

Ao contrário do que disse o vereador, há juristas que entendem que a decisão para Paranavaí vai ser a mesma para outras cidades, como Maringá e que a ministra Rosa Weber só irá ratificar a decisão de Alexandre de Moraes.

Atualizado às 12h59:

Em nota, a Prefeitura de Maringá disse que vai manter a reposição da inflação concedida aos servidores municipais.

“A Prefeitura de Maringá comunica que vai manter a reposição salarial de 5,19% que vem sendo paga aos funcionários do Município. A manutenção do benefício é possível graças a uma decisão do juiz Nicola Frascati Junior, da 2a Vara da Fazenda Pública de Maringá, que indeferiu pedido de ação popular e manteve a liminar que autoriza o Município a continuar realizando o pagamento.

O juiz Nicola Frascati Junior entende que a Lei Complementar 173/2020 não tem base jurídica para suspender a reposição inflacionária, já que não se configura como aumento remuneratório, “pois apenas resgata o poder aquisitivo suprimido pela elevação do custo de vida”. O artigo 7o da Constituição Federal garante a manutenção do poder aquisitivo dos trabalhadores.

A ação julgada pelo juiz pedia que a Prefeitura fosse proibida de propor reajuste ao serviço público durante a pandemia de coronavírus.

 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade