Sesduem pede à reitoria da UEM que adie retorno de aulas presenciais
Imagem Ilustrativa | Foto: Arquivo/ASC-UEM

Educação

Sesduem pede à reitoria da UEM que adie retorno de aulas presenciais

Educação por Luciana Peña em 14/01/2022 - 16:37

A Seção Sindical dos Docentes da Universidade de Maringá (Sesduem) enviou um ofício com o pedido de adiar o início das aulas presenciais por 15 dias. O adiamento poderia ser por ato executivo, já que não há tempo para convocar o Conselho de Ensino e Pesquisa (CEP).

No ano passado, o Conselho de Ensino e Pesquisa (CEP) da Universidade Estadual de Maringá se reuniu e decidiu pela retomada das aulas presenciais em 17 de janeiro de 2022.

A UEM confirmou esta semana que as aulas presenciais vão ser retomadas na segunda-feira (17).

Mas a Seção Sindical dos Docentes da Universidade de Maringá (Sesduem) realizou uma assembleia e concluiu que o momento epidemiológico pede cautela.

O cenário agora, com aumento de casos de coronavírus, é bem diferente daquele em que a decisão do CEP foi tomada.

Muitos professores e funcionários da UEM estão afastados do trabalho porque testaram positivo ou têm familiares em isolamento.

Além disso, há a epidemia de H3N2.

A Sesduem pediu que a reitoria adie o retorno das aulas presenciais por 15 dias, diz o presidente do sindicato Washington Luiz Félix dos Santos, ele próprio em isolamento por causa da Covid-19. [ouça o áudio acima]

Como não há tempo hábil para que o CEP volte a se reunir, a Sesduem sugere um ato executivo da reitoria. [ouça o áudio acima]

A CBN está tentando contato com a reitoria da UEM para comentar o assunto.

Atualizado às 08h15 de 15/01/2022:

A CBN entrou em contato com a assessoria de Comunicação da UEM e aguarda um retorno. A CBN também entrou em contato com o Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino de Maringá (Sinteemar) que representa servidores da universidade. O Sinteemar informou que irá convocar uma assembleia na semana que vem para debater o tema.Um edital convocando a assembleia será publicado na segunda-feira (17).

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550