A Secretária de Estado da Saúde (Sesa), enviou recomendação aos municípios do Paraná, para que estejam atentos às pessoas que tem histórico de viagens à cidade de São Paulo, por conta de um surto de meningite meningocócica C na capital paulista.
A recomendação da Sesa é que, os pacientes que voltaram de viagem e apresentam sintomas como febre, dor de cabeça, mal-estar, náuseas e vômito, confusão mental e sensibilidade à luz, que procurem imediatamente um médico.
O Diretor em Vigilância em Saúde de Umuarama, Franzimar Siqueira de Morais, conta que o município teve o registro de onze casos desde o início desse ano. Porém, nenhum de meningite meningocócica tipo C. [Ouça o áudio acima]
A doença é transmitida por vias aéreas e pode evoluir rapidamente para a forma mais grave. Por isso é importante manter a carteira de vacinação em dia. Franzimar pede que os pais levem os filhos até uma Unidade Básica de Saúde (UBS) o quanto antes. [ouça o áudio acima]
Maringá não teve registro de casos de meningite nesse ano, segundo o que foi informado pela Secretaria de Saúde do município.