Enquanto não se tem lei específica, autoridades discutem parâmetros sobre o uso de patinetes como meio de transporte
Divulgação/Skylane Sports

Patinetes

Enquanto não se tem lei específica, autoridades discutem parâmetros sobre o uso de patinetes como meio de transporte

Trânsito por Luciana Peña em 15/07/2019 - 13:41

Para o Ministério Público, o patinete pode ser considerado um veículo autopropelido e por isso não deve ultrapassar 6 km/h na calçada e 20km/h em ciclovias. A Secretaria de Mobilidade Urbana diz que não tem como fiscalizar.

Os patinetes estão com tudo. Os modelos elétricos caíram no gosto popular e estão sendo usados como meio de transporte. A moda dos patinetes que começou nas grandes cidades, já chegou por aqui. A Kelli Passolini aderiu ao patinete e é assim que vai para o trabalho todos os dias.

A Kelli circula mais pelas ciclovias e nas calçadas vai bem devagar. Os pedestres têm que ficar mais atentos porque daqui para a frente vai ser mais comum cruzar com patinetes por aí. O diretor de trânsito Marcelo Filite diz que não há previsão sobre o uso de patinetes no Código Brasileiro de Trânsito. É preciso que os legisladores regulamentem a novidade. E a lei tem que ser federal. Mas é possível circular com segurança e conviver em paz com os outros usuários no trânsito.

O uso dos patinetes foi tema de um programa de rádio do Ministério Público do Paraná este mês. O promotor de Justiça Cássio Matos Honorato disse que os patinetes podem ser enquadrados na norma que trata sobre os equipamentos autopropelidos. E para eles existem algumas regrinhas.

O preço de um patinete pode variar de 1700 a 6 mil reais. Conforme reportagem do Portal GMC Online.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade