Segurança passa a ter fundo financeiro em Maringá
Imagem Ilustrativa/Foto: PMM

Arrecadação

Segurança passa a ter fundo financeiro em Maringá

Segurança por Victor Simião em 26/10/2020 - 18:53

A iniciativa foi de vereadores. Agora, Executivo precisa regulamentar a lei. Um dos objetivos é arrecadar dinheiro para o combate à violência na cidade.

A área da segurança pública passou a ter um fundo específico em Maringá. Uma lei, proposta pelos 15 vereadores, foi aprovada e já consta no Diário Oficial do Município desta segunda-feira (26). Agora, a Prefeitura tem até 60 dias para criar um decreto e regulamentar a iniciativa. 

Em resumo, o objetivo do chamado Fundo Municipal da Segurança Pública é criar formas de arrecadação de dinheiro para o setor. Toda a quantia será voltada para a área em Maringá. 

A cidade já tem outros fundos como o do Procon ou do Trânsito. As multas arrecadadas por fiscais dessas áreas vão para o fundo. Recentemente, a Prefeitura Municipal comprou uma nova sede para o Procon. Para isso, pagou R$ 16 milhões, e a quantia veio do fundo. 

Conforme as legislações que regulam esse tipo de assunto, o dinheiro não pode ser investido em outro setor que não um para cada caso. 

Nos últimos anos, a segurança tem passado por investimentos. A Guarda Municipal deve ser armada. Além disso, como a CBN noticiou, uma escola de formação para a guarda foi criada. O fundo é mais um passo em Maringá. 

Conforme a lei aprovada pela Câmara, o fundo poderá receber dinheiro de multas aplicadas pela Guarda Municipal. Também há indicação para que os valores arrecadados sejam aplicados em bancos e com isso rendam juros. 

É nesse sentido que o decreto da Prefeitura deve ser feito: indicando como será a operação desse fundo, quem serão as pessoas responsáveis por tomar conta dele, entre outras ações. 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade