Se houver atraso para a 2ª dose, a vacina perde a eficácia?
Imagem ilustrativa/AEN

Esquema de vacinação

Se houver atraso para a 2ª dose, a vacina perde a eficácia?

Saúde por Letícia Tristão em 31/03/2021 - 18:47

Para garantir a imunização, a aplicação deve ser completa, com 1ª e 2ª dose. Mas com a estratégia de aplicação de todas as doses como primeira, o que acontece se novas remessas não chegarem a tempo no intervalo das doses?

As primeiras doses da vacina contra o coronavírus acabaram em Maringá. O município continua aplicando somente as segundas doses para quem já foi imunizado. E os últimos lotes de vacinas que chegaram, destinaram todas as doses para serem utilizadas como 1ª dose, ou seja, ainda não há estoque reservado para a 2ª dose para quem se vacinou nos últimos dias pela primeira vez. As autoridades garantem que se a orientação do Ministério da Saúde foi essa, novas doses devem chegar a tempo para cumprir o intervalo correto de imunização. Mas as dúvidas surgem. E se não chegarem a tempo? A primeira dose perde a eficácia? 

 

O infectologista Luiz Jorge Moreira Neto explica que as vacinas não podem ser adiantadas, mas podem atrasar, sem correr o risco de perder a eficácia. O que pode acontecer, caso não receba a 2ª dose dentro do período, é a pessoa ficar desprotegida até receber o reforço.

[ouça o áudio acima]

O intervalo de tempo entre a primeira e segunda dose da CoronaVac é de 21 dias. No caso da vacina Oxford/Astrazeneca, o prazo é maior, cerca de 90 dias. 

Maringá aguarda uma nova remessa de vacinas para dar continuidade a campanha de vacinação com a 1ª dose. 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade