O escorpião está no topo da lista de animais peçonhentos que mais matam no Brasil. Cada vez mais escorpiões são encontrados em ambiente urbano, como explica o Secretário de Saúde de Maringá, Antônio Carlos Nardi. [Ouça o áudio].
O secretário ainda ressalta que os escorpiões costumam se esconder em ambientes escuros e úmidos durante o dia. À noite, eles saem em busca de alimentos, principalmente baratas. Portanto, é importante prestar atenção aos espaços onde o animal se esconde, como entulhos, ralos, caixas de esgoto, e providenciar barreiras. [Ouça o áudio]
A dona de casa Eva Lopes, foi picada por um escorpião amarelo ano passado. Ela afirma que precisou ficar em repouso e observação. [Ouça o áudio].
De acordo com o Secretário de Saúde de Maringá, Nardi, o aumento de escorpiões no ambiente urbano está relacionado tanto ao aquecimento global quanto ao crescimento de áreas urbanizadas e agrícolas, que oferecem aos animais lugares propícios para se esconderem e se reproduzirem, como terrenos baldios, matos, parques e até mesmo construções inacabadas. O Parque do Lingá e o Bosque de Maringá, por exemplo, são locais próximos a áreas urbanas que também apresentam essa proliferação.
Os escorpiões mais comuns na região são os amarelos, que podem causar dor intensa em suas vítimas, sendo recomendada a busca imediata por atendimento médico em casos de picada, especialmente em crianças, jovens e adultos. A orientação das autoridades de saúde é que, diante de qualquer acidente, o indivíduo procure uma unidade de saúde ou pronto atendimento para evitar complicações graves. [Ouça o áudio]
Em relação aos cuidados, o Secretário recomenda que, em caso de avistamento de escorpiões em casa, o morador entre em contato com o serviço de emergência municipal, ligando para o número 156. Caso consiga, o escorpião pode ser recolhido e levado até uma unidade de saúde para identificação.