Saiba como destinar recursos do IR para projetos sociais
Imagem Ilustrativa | Foto: Marcelo Casal Jr./Agência Brasil

Solidariedade

Saiba como destinar recursos do IR para projetos sociais

Economia por Luciana Peña em 29/12/2020 - 10:33

O prazo para a destinação de até 6% do imposto devido de pessoa física termina nessa quarta-feira (30). É possível destinar até 6% para o Fundo da Infância e Adolescência ou para o Fundo do Idoso. Inclusive é possível dividir o percentual entre os dois fundos. 

O dinheiro dos impostos faz um longo caminho até voltar em forma de serviços para o cidadão.

Mas há mecanismos para encurtar este trajeto. Os projetos sociais bancados com recursos dos fundos estaduais e municipais dos direitos da criança, do adolescente e do idoso, são exemplos de como é possível ajudar quem está bem perto da gente.

Todo contribuinte que declara imposto de renda e escolhe o modelo de declaração completa pode destinar até 6% do imposto devido para o FIA, Fundo da Infância e Adolescência; ou para o Fundo do Idoso, ou ainda para os dois, repartindo o percentual entre eles.

O termo correto é destinar porque independentemente se o contribuinte tem imposto a pagar ou a restituir, o percentual sai do recurso que ficaria com a União.

Se o contribuinte quiser colaborar com projetos que estão ajudando pessoas ainda mais próximas dele, deve escolher os fundos municipais.

A destinação de até 6% deve ser feita até o dia 30 de dezembro, ou seja, essa quarta-feira.

E o passo a passo é muito simples, explica o contabilista Glicério Rampazzo. [ouça no áudio acima]

O contribuinte paga agora e é ressarcido na declaração do IR. Para os que têm imposto a pagar, o valor será menor, e os que têm direito à restituição recebem mais. [ouça no áudio acima]

E para os desconfiados, vai uma informação importante: a destinação do IR para projetos sociais não é mecanismo de fiscalização da Receita Federal. [ouça no áudio acima]

Quem perder o prazo de destinação de até 6% do IR, pode ajudar no ano que vem até 30 de abril com 3% do imposto devido.

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade