Saiba a previsão do tempo para a primeira semana do verão em Maringá
foto: Letícia Tristão/CBN Maringá

Meteorologia

Saiba a previsão do tempo para a primeira semana do verão em Maringá

Cidade por Lethícia Conegero/GMC Online em 20/12/2020 - 20:31

O verão começa às 7h02 dessa segunda-feira (21), e termina às 6h38 do dia 20 de março de 2021. Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a previsão para o primeiro dia da estação é de céu parcialmente nublado e pancadas de chuva em quase todo o Estado, exceto na região de Pato Branco. 

Em Maringá, a previsão é de instabilidade: deve chover 4.7 milímetros nesta segunda-feira (21). A temperatura mínima prevista é de 23ºC e a máxima pode chegar a 33ºC. Há previsão de chuva também para terça-feira, 22, no município – 5.3 milímetros de precipitação. O tempo volta a ficar estável a partir de quarta-feira, 23, segundo o Simepar, e permanece firme até o Natal. 

Ao longo da primeira semana do verão, as temperaturas mínimas devem ficar entre 20ºC e 23ºC em Maringá, enquanto as máximas variam entre 30ºC e 33ºC.

 

fonte: Simepar
fonte: Simepar

Verão

Historicamente, o verão é a estação mais chuvosa no Paraná. Em todas as regiões são comuns as chuvas intensas, pontuais, de curta duração e com muitos raios, geralmente acompanhadas de vendavais e granizo. A causa está na associação entre sistemas atmosféricos de mesoescala – tempestades isoladas, linhas de instabilidade e aglomerados de nuvens convectivas –, aquecimento diurno mais intenso e aumento da umidade do ar. As temperaturas mais altas habitualmente são verificadas nas regiões Oeste, Sudoeste, Norte e Litoral.

“Presente na primavera, o fenômeno climático La Niña continuará ativo, com intensidade fraca a moderada, perdendo força no final do verão”, afirma o meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib.

Além disso, uma bolha de água mais quente se forma na Costa Sul do Brasil, Uruguai e Argentina, com tendência a diminuir em fevereiro. “O cenário climático global indica temperatura média do ar próxima à normal climatológica, porém estão previstos dias consecutivos de altas temperaturas, que podem causar desconforto técnico”, informa.

Chuva

A ocorrência de chuvas ficará entre ligeiramente abaixo e próxima à média climatológica em todas as regiões paranaenses, mantendo-se a distribuição espacial e temporal irregular verificada nos últimos meses. São previstos vários dias consecutivos de tempo seco e muito quente no Estado.

A severidade e a localização das tempestades típicas da estação só podem ser verificadas em curto ou curtíssimo prazo. “Apesar da previsão de chuvas mais frequentes do que as registradas na primavera, o panorama para o primeiro trimestre de 2021 é de recuperação lenta dos níveis dos reservatórios de abastecimento de água no Paraná”, observa Kneib.

Acesse GMC Online

 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

 

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade