Mais um sábado de mutirão de combate à dengue. Desta vez os agentes de combate às endemias estão percorrendo as ruas e avenidas dos bairros Jardim Paris III e Parque das Laranjeiras, em Maringá.
Eles vão entrar nas casas, eliminar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti e orientar moradores.
A previsão é vistoriar 1.607 imóveis e orientar mais de três mil pessoas.
A vistoria vai identificar também aqueles imóveis com mato alto, lixo, entulhos, que representam um risco à saúde pública porque podem abrigar focos do mosquito transmissor da dengue.
E na semana que vem os donos desses imóveis serão notificados pela Secretaria de Fazenda.
A dengue é a doença mais preocupante no momento, mas o mosquito também transmite outras três doenças: chikungunya, zika e febre amarela.
Segundo o boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, Maringá tem 1898 casos confirmados de dengue, todos autóctones, ou seja, o paciente foi infectado aqui mesmo. Em 78 casos houve sinais de alarme, mas não há registro de dengue grave.
Outros 388 casos suspeitos estão sendo investigados.
Há ainda dois casos de chikungunya confirmados.
Nessa sexta-feira (16), começou a aplicação de fumacê em algumas regiões da cidade, onde a situação está mais crítica.
O secretário de Saúde Clovis Melo disse que o fumacê não substitui o cuidado diário com a limpeza dos ambientes, porque o inseticida só mata o mosquito alado. [ouça o áudio]
E é preciso tomar alguns cuidados no horário em que o fumacê estiver passando perto de casa. [ouça o áudio]
As regiões da cidade que irão receber o fumacê Parque Itaipu, Jardim Diamante, Jardim Piatã, Vila Operária, Jardim Dias, Jardim Oriental, Jardim Universitário, Jardim Alvorada I, Jardim Novo Oásis, Alvorada II Ampliação e Conjunto Residencial Branca Vieira e Conjunto Habitacional Requião. Clique aqui e confira o mapa com as ruas que serão atendidas em cada bairro.
Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 3220 4048