Reunião de emergência com prefeitos de Cianorte e região discute decreto estadual
Prefeitura de Cianorte | Foto: Prefeitura de Cianorte/Reprodução

Coronavírus

Reunião de emergência com prefeitos de Cianorte e região discute decreto estadual

Paraná por Luciana Peña em 01/07/2020 - 10:03

A Amenorte convocou a reunião para definir que medidas serão adotadas. Em Jussara, por exemplo, o comércio reabriu nesta quarta-feira (1º), após sete dias fechado e, de acordo com o decreto, terá que fechar novamente.

Nesta terça-feira, um decreto do Estado determinou quarentena de 14 dias em sete regionais de saúde do Paraná. A regional de Saúde de Cianorte entrou na lista porque tem uma taxa de contágio alta e precisa reduzir a circulação do vírus.

O decreto estabelece que:

Atividades econômicas consideradas não essenciais serão suspensas por 14 dias. Restaurantes e lanchonetes poderão atender apenas por delivery, drive thru ou retirada no balcão.
Mercados, supermercados e similares podem funcionar de segunda a sábado, das 7h às 21h., com atendimento interno limitado a 30% da capacidade. Lojas de conveniência dos postos de combustíveis não podem abrir, com exceção dos postos em rodovias. O novo decreto também suspende o funcionamento de parques, praças, passeios, equipamentos de musculação e demais áreas de atividades coletivas ao ar livre. Procedimentos cirúrgicos eletivos ambulatoriais e hospitalares também foram suspensos, por causa da escassez de medicamentos anestésicos e relaxantes musculares.

A reportagem da CBN entrou em contato com a Prefeitura de Cianorte. A assessoria de imprensa disse que o prefeito está decidindo se adota as medidas ou não, porque o município não é obrigado a seguir o decreto estadual. .

As cidades no entorno de Cianorte são pequenas, mas têm um número elevado de casos. É que muitos moradores dessas pequenas cidades trabalham em Cianorte.

O presidente da Amenorte, Associação dos Municípios do Médio Noroeste e prefeito de Jussara, Moacir Pereira Valentim, disse que uma reunião de emergência foi convocada entre todos os prefeitos da região de Cianorte para decidir o que fazer.[ouça no áudio acima]

A situação de Jussara é curiosa. Com 51 casos confirmados numa população de 18 mil habitantes, a cidade acaba de sair de uma quarentena de sete dias. O pequeno comércio da cidade reabriu as portas nesta quarta-feira e possivelmente terá que voltar a fechar.[ouça no áudio acima]

A CBN também está tentando contato com a 13ª Regional de Saúde de Cianorte.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade