Opinião
Opinião
Resultado é vital e pessoas são necessárias
O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 11/01/2024 - 10:40
Ser humano é imprevisível.
Tem cansado as pessoas falarem de estratégias para que as empresas possam ser mais produtivas com pessoas estimuladas. O engajamento de colaboradores é tema constante do programa de gestão.
O que cansa é considerar que receitas prontas para empresas gera o mesmo resultado como se fosse uma mistura de ingredientes para se confeccionar um bolo. Pessoas não são sal, farinha, ovos, açúcar e mais sabe lá o que.
O encontro de seres humanos não gera o mesmo efeito que elementos químicos universais que se misturam e levam ao mesmo resultado sempre. Pessoas tem algo de intrigante, irritante, mas também maravilhoso, a imprevisibilidade. O que faz o sucesso de uma empresa não servirá de modelo absoluto para qualquer outra.
Bons exemplos não podem ser copiados.
É como os bons exemplos da vida. As ações bem-sucedidas de outras pessoas despertam o desejo de copiar, isso não vai dar certo. É impossível reproduzir um fato que se deu com outro alguém e chegar ao mesmo resultado.
Emmanuel Kant, filósofo alemão, considera que a experiência de cada um é, de certa forma, uma verdade pessoal. Não pode ser absoluta para todos.
O que se tem é um modelo que sofrerá mudanças e resultados distintos quando aplicados em seres únicos. Sim, somos únicos.
No tempo dos “manuais”.
Na atualidade amamos as generalizações. Adoramos um manual que possa ser seguido e levado ao “pé da letra”. Tudo em busca do resultado esperado. Esta prática denuncia o como desejamos atingir o sucesso sem termos que nos aprofundar na realidade que vivemos.
E pode acreditar, aceitar a realidade é um exercício difícil para uma grande maioria das pessoas. Se está duvidando, faça uma reflexão, quantas vezes exageramos ou omitimos fatos e características de determinadas pessoas ou situações para torná-las menos indigestas.
E essa singularidade dentro de um conjunto de pessoas em uma determinada empresa gera resultados. Podemos fazer comparações, mas não podemos generalizar, esta é a questão.
Variáveis existem e precisam ser consideradas
As variáveis de satisfação de pessoas dentro de uma empresa envolvem muitos elementos. Eles devem ser considerados em uma análise atenta. E devemos considerar sempre que a cada mudanças dos elementos que estão vinculados a certos ambientes empresariais os resultados vão mudar.
Por isso, as empresas devem conhecer as pessoas e respeitar suas diferenças. Mas, não pode esquecer de sua finalidade, o resultado. Porém, saiba que nem todos atingem a melhor produtividade da mesma forma e nas mesmas condições. Por isso, não agradaremos a todos, mas temos que respeitar cada um.
Quanto mais uma empresa conhecer sua cultura, seus hábitos, seus valores reais e não idealizados, melhor para que as pessoas que trabalham nela para fazerem suas escolhas. Da mesma forma, a própria gestão definir quem deve permanecer ou não com base na eficiência das relações.
Pode parecer amargo ou indigesto, porém, os ambientes não podem ser uma busca ideal e sim uma mudança que parta do conhecimento da condição real. Temos que ter nossas metas no horizonte, mas é bom olhar para o chão quando se traça o caminho, para saber onde se coloca os pés e na direção que se dá os passos. Ação simples e importante, para evitar quedas.
Notícias da mesma editoria
Opinião
Opinião
Opinião
Respeitamos sua privacidade
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade