Será lançado no fim deste mês em Maringá o programa ‘Farmácia Solidária’, em que a população poderá doar remédios não utilizados que ainda estão dentro do prazo de validade. A iniciativa evitará a automedicação no município. O secretário de Saúde, Jair Biatto, explica que o descarte irá ocorrer nas 34 UBSs (Unidades Básicas de Saúde), que farão a triagem do medicamento, para dizer se o remédio poderá ou não ser repassado a outro paciente do SUS (Sistema Único de Saúde). O projeto deve reduzir os casos de intoxicações acidentais, como o consumo de medicamentos por crianças.
Ao descartar um medicamento, o morador terá que assinar um termo de doação. Já a solicitação dos medicamentos, deverá ser feita pelo Portal da Saúde da prefeitura: www.maringa.pr.gov.br. Na solicitação, o paciente terá que anexar a receita, o número de usuário no SUS e a senha para consulta da lista de medicamentos e UBSs. Quem não fizer o descarte de remédios nos postos de saúde, poderá fazer a destinação correta em algumas farmácias que fazem a logística reversa dos itens.
Divulgação/PMM
Após triagem
Remédios não utilizados e dentro da validade poderão ser doados
Saúde por Carina Bernardino em 06/08/2019 - 15:50Programa ‘Farmácia Solidária’ evitará a automedicação. Mas antes do repasse, medicamentos serão triados nas UBSs de Maringá. Iniciativa também motivará doações de empresas farmacêuticas.
Notícias da mesma editoria
Respeitamos sua privacidade
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade