Reeleito, o que Ulisses Maia pretende fazer em novo mandato?
Foto: Rodisley Souza/CBN Maringá/Arquivo

Nova gestão

Reeleito, o que Ulisses Maia pretende fazer em novo mandato?

Política por Victor Simião em 17/11/2020 - 18:26

A CBN acessou o plano de governo dele e selecionou alguns tópicos. São propostas para a educação, saúde, cultura e mobilidade urbana. 

Reeleito com 56,8% dos votos válidos, o prefeito Ulisses Maia (PSD) terá mais quatro anos de gestão a partir de 2021. Como foi escolhido pelo maringaense para gerir a cidade, as propostas feitas por ele deverão sair do papel. A CBN acessou o plano de governo e selecionou alguns dos projetos que ele apontou que faria, caso fosse eleito.
O documento foi disponibilizado no site da Justiça Eleitoral e tem 25 páginas.

São 18 tópicos que abordam áreas como segurança pública, saúde, educação, cultura e assistência social.

Em relação à cultura, Maia registrou que irá ampliar o edital Aniceto Matti, que atualmente disponibiliza R$ 2 milhões em recursos; também informou que irá ampliar os projetos de Convites às Artes, construir uma nova sede para a biblioteca municipal, que hoje está em um local alugado.

Na educação, a gestão quer chegar à nota 8 no IDEB, um dos principais índices de qualidade na área. Atualmente está em 7,2 - nota atingida na atual gestão. Maia quer mais tecnologia nas escolas, além de aulas que envolvam temas como meio ambiente. O Executivo quer que a educação municipal use mais as bibliotecas públicas. Outra proposta é a de criação de turmas de alfabetização adulta.

Na saúde, o programa de governo apresentou quer irá fazer mutirão de combate à dengue e a implantação da jornada de 30 horas semanais para os servidores das UPAs Zona Norte e Zona Sul.

Quanto à segurança pública, o governo irá criar o programa “Paz na área”. Conforme o plano, “que conjuga a ação policial com inteligência e o novo sistema de monitoramento, mediado pelas novas tecnologias, nos pontos quentes de ocorrências policiais, com maior atuação nos locais de equipamentos públicos de esporte, cultura, lazer e assistência social. Pensar a segurança é trabalhar de maneira integrada e reorganizar o espaço coletivo, permitindo à população o uso seguro das áreas públicas”. O programa quer ampliar a Guarda Municipal também.

Na mobilidade urbana, o Ulisses Maia quer aumentar as ciclovias. Em Maringá, são 40 quilômetros até o momento. A gestão Maia já construiu cerca de 10 quilômetros. O Executivo quer criar um aplicativo para o estacionamento rotativo, assunto que já havia sido ventilado na atual administração. Outra proposta é implementar o sistema de bicicletas compartilhadas.

De modo geral, o plano de governo não apresenta de onde sairá o dinheiro para os projetos. Ulisses Maia também não usou, em momento algum, os termos prometer ou promessa.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade